Cabelos oleosos: como lidar?

Conheça alguns truques para auxiliar a reduzir a oleosidade ou disfarçá-la

Oleosidade
Foto: Divulgação


Muitas mulheres sofrem com um problema peculiar na cabeleira: a oleosidade em excesso. A aparência de "sujeira" nos fios causa transtornos a diversas pessoas que, às vezes, por falta de informação, não sabem como resolver ou disfarçar a situação. Porém, para a alegria de quem tem que encarar isso diariamente (sou uma dessas), existem alguns truques que podem aliviar a aparência oleosa dos cabelos. 

Ao contrário do que muitos pensam, lavar os cabelos todos os dias pode diminuir a oleosidade natural dos fios. Assim, o aspecto gorduroso diminui. Além disso, vale lembrar que é importante lavar a cabeça com água fria ou morna, utilizar shampoos voltados para o controle da oleosidade, evitar condicionadores na raiz e usar um shampoo antirresíduos de 15 em 15 dias, no mínimo. Shampos adstringentes também podem auxiliar no controle do óleo capilar. 

Outra opção para os dias em que a correria atrapalha é utilizar um talco para disfarçar o efeito oleoso. Porém, cabeleireiros alertam para uma possível rejeição do couro cabeludo ao produto, o que pode causar coceira, por exemplo. Vale ficar atenta para evitar problemas maiores, ok? 

Em uma entrevista ao site M de Mulher, o cabeleireiro Bruno di Maglio também ensinou um "macete" que pode ajudar a trazer equilíbrio aos fios oleosos: ele consiste em aplicar shampoo no couro cabeludo seco, massagear e enxaguar. Depois, repetir a operação. O profissional também recomendou o uso de produtos sem enxágue e próprios para modelar o cabelo. "Opte por produtos que encorpem o fio e sustentem o volume, que pode ser conseguido com uma escova simples", ensinou. 

Espero ter ajudado quem sofre com a oleosidade. Sei bem como é acordar e perceber que os fios estão rebeldes e com um aspecto "morto". Caso tenham alguma outra dica caseira - e confirmada - para auxiliar o caso, me contem nos comentários. Fico no aguardo! 


ISADORA TRILHA

isadora.trilha@gaz.com.br