Cuidando do cabelo em casa

É possível obter excelentes resultados no tratamento caseiro se você fizer as escolhas corretas

Escolha sempre produtos de marca idônea e preste atenção aos rótulos
Foto: Divulgação


Veja mais notícias
Cabelos oleosos: como lidar?
Problema capilar
Cabelos oleosos: como lidar?

O que não falta nas prateleiras de lojas e supermercados é xampu, condicionador, creme leave-in e hidratantes para todos os gostos. Todos eles prometem beleza natural, fios maleáveis e os tão queridos resultados de salão em casa. É verdade que alguns produtos têm cumprido o que prometem. Os finalizadores à base de óleo de argan, por exemplo, são tudo de bom. Bastam algumas gotinhas e o brilho é imediato.

Os xampus e cremes que se dizem formulados com os mesmos ingredientes daqueles usados por profissionais, fazem um bem danado aos fios, restituindo o brilho e a maciez. Por isso, vale a pena ficar de olho nas novidades. Várias marcas que já têm nome no mercado da cosmética estão investindo nesta linha de produtos. Quem ganha é o consumidor, que tem cada vez mais opção de escolha.

Os cabelos cacheados geralmente são mais difíceis de domar. O ideal é apostar em produtos para proteger a umidade interna e dar resistência aos fios. Por isso os produtos indicados são aqueles formulados com ingredientes compostos por propriedades seladoras da cutícula capilar, tais como óleos de cálamo e de mirra, associados a bio-silício e pantenol. Esta formulação ajuda a manter as ondas definidas e com movimento, além de fornecer nutrientes que melhoram a força dos cabelos e a maleabilidade, deixando com aspecto natural. Quem tem os cabelos cacheados deve usar sempre um bom xampu hidratante sem sal, condicionador de cachos, máscara de hidratação intensiva e ainda leite umidificador de cachos. 

Para os cabelos danificados por processos químicos ou agressões externas, há os xampus reconstrutores, que agem na reestruturação de dentro para fora do fio, repondo a massa perdida, proporcionando reconstrução total aos cabelos e aumentando a resistência dos fios à quebra. Os produtos nesta linha formam uma espécie de barreira protetora, responsável por reter os nutrientes essenciais para manter fios renovados, sedosos e brilhantes. O resultado são cabelos fortes e mais brilhantes. O ideal é usar linhas completas de reconstrução, composta de xampu, condicionador, máscara intensiva, creme leave-in e ainda ampolas de ação instantânea. 

Os cabelos que passam por processos de coloração merecem produtos que ofereçam hidratação intensa e ainda que retenham os pigmentos das cores, através de xampus com proteínas e vitaminas. Produtos que contém proteína de arroz e vitaminas prometem reparar a estrutura danificada e proteger a durabilidade da cor e restaurar a maciez e flexibilidade do cabelo muito danificado.  Os cremes finalizadores com filtro solar são indicados quando o assunto é manter as cores dos fios por mais tempo. Se este é o seu caso, finalize o tratamento dos fios com as famosas ampolas de blindagem que têm ação imediata.

Outro procedimento cada vez mais procurado nos salões é a escova progressiva. O ideal é optar por uma linha de produtos pós-progressiva, cujo tratamento intensifica e prolonga o efeito liso dos cabelos quimicamente tratados com alisamento progressivo. Neste caso, o xampu deve ser sem sal e com Ph baixo seguido de condicionador intensificador e máscara de reconstrução intensiva. Além disso, procure usar sempre produtos que ofereçam proteção térmica, pois eles protegem os fios contra os danos causados pelo secador e chapinha.

Basta saber exatamente qual é o estado do seu cabelo, escolher sempre produtos de marca idônea e prestar atenção aos rótulos. É claro que produtos usados pelos profissionais do salão costumam ter efeito mais potente, mas em casa também é possível obter excelentes resultados se você fizer as escolhas corretas. É só ter paciência e boa vontade.

*Com informações da GB Edições


LUANA RODRIGUES

luana.rodrigues@gaz.com.br