Cabelos brancos: saiba o que muda no fio e como cuidar

Quer aderir de vez aos fios brancos, é preciso ter alguns cuidados diferenciados

Foto: Divulgação


Os cabelos brancos são inevitáveis e um dia eles vão aparecer. O que muda de uma pessoa para outra é a idade e a velocidade que isso vai acontecer. Mas, o que deixa os fios brancos? 

Os cabelos ficam brancos quando o fio começa a perder a melanina. O hormônio é produzido por células específicas da camada da base da pele - os melanócitos ou melanoblastos. É a melanina que dá pigmentação aos cabelos, pele e olhos. Quando a idade avança, os melanócitos envelhecem e vão perdendo gradativamente a capacidade de produzir melanina. 

Quem tem o cabelo escuro demora mais a branquear. A produção de melanina é determinada geneticamente, é por isso que algumas pessoas ficam grisalhas antes das outras.

A falta de melanina potencializa o ressecamento dos cabelos. Os fios ficam menos maleáveis e mais quebradiços. Profissionais indicam que vale apostar em hidratações feitas com linhas de reconstrução capilar, que possa repôr a massa e devolver a força aos fios.

Os produtos mais indicados para hidratar são os que têm na base queratina, arginina e aminoácidos. Antes de hidratar use um xampu transparente, que limpe mais profundamente o excesso de outras substâncias. Use o leave-in para finalizar, selando as cutículas do fio e seque com secador, o calor ajuda a ativar as substâncias e potencializar os efeitos.

Quem resolve aderir aos fios brancos deve estar atento a cor, que tende a amarelar. A cor amarelada é consequência da exposição ao sol, ao cloro e outros agentes externos que podem danificar a fibra. Para evitar é bom investir em xampus de cor cinza ou roxa. A pigmentação neutraliza o tom amarelado e devolve o brilho prateado aos fios. É bom concluir o tratamento com condicionadores e máscaras da mesma proposta.

Atenção! Cosméticos roxos ou cinzas não podem ser usados diariamente. E também tem que ser aplicado da forma correta, com uma pausa para agir nos fios.