Descubra qual é o protetor solar ideal para sua pele

Escolher o produto certo é essencial para curtir o Sol sem preocupações

Em busca do protetor solar ideal
Foto: Reprodução


A primavera e o verão são as estações em que mais ficamos ao ar livre. Com dias mais longos e ensolarados, a exposição ao Sol aumenta. Por isso, é essencial usar protetor solar diariamente. Mas, sempre surge aquela dúvida na hora da compra: qual é o protetor ideal para o seu tipo de pele? 

Escolher o filtro solar errado pode resultar em diversos problemas, como vermelhidão, queimaduras, oleosidade e acne. Além disso, a exposição incorreta aos raios solares traz perigos à longo prazo, como o envelhecimento precoce e o melanoma, um tipo de câncer.

“Nem sempre escolher o produto adequado para cada tipo de pele é uma tarefa fácil. Devemos levar em consideração diversos fatores importantes, como tipo e cor da cútis, sensibilidade, presença de manchas e sardas e a quantidade de tempo que a pessoa fica exposta ao Sol. Como regra geral, um protetor solar com FPS30 e proteção aos raios UVA/UVB funciona bem para a maioria da população brasileira”, explica a dermatologista Flávia Ravelli.

Confira as dicas da Dra Flávia sobre os filtros solares mais adequados para diferentes tipos de pele e não deixe de consultar o seu dermatologista:

Oleosa e com acne: o ideal é usar produtos com textura em gel, gel-creme ou fluída, que tenham toque seco e ofereçam controle de oleosidade.

Normal e mista: produtos com textura sérum e gel-creme são as melhores opções para preservar sua hidratação natural da pele sem deixá-la oleosa.

Seca: texturas cremosas costumam funcionar bem. Outra opção nesse caso é utilizar um creme anti-idade ou um hidratante antes de aplicar o protetor solar.

Com manchas: para quem sofre com esse problema, escolher o protetor correto é essencial. O ideal é usar produtos que ofereçam cor de base e uniformizem o tom da pele. Além disso, é necessário oferecer proteção ampliada contra os raios UVA/UVB e a luz visível - aquela emitida pelo Sol, por lâmpadas e eletrônicos. Também é interessante dar preferência aos protetores solares que contam com ações clareadoras e vitamina C.

Homens: o público masculino costuma se adaptar bem aos protetores solares com textura sérum, já que espalha fácil e não deixa a pele esbranquiçada.

A ROC, uma das marcas mais recomendadas por dermatologistas no Brasil, oferece um portfólio completo, que atende diferentes necessidades. Desenvolvidos no Brasil, especialmente para as brasileiras, os protetores solares da marca contam com avançada tecnologia e oferecem benefícios extras, como controle da oleosidade, uniformização do tom de pele e proteção à luz visível.