Vai viajar? Pele exige cuidados especiais durante as férias

Seja para quem vai curtir o verão ou vai viajar para terras frias, produtos de prevenção e tratamento devem estar na mala

Foto: Divulgação


Os cuidados com a pele devem fazer parte da rotina o ano todo. Nas férias, entretanto, eles precisam ser intensificados. Não dá para 'relaxar' na folga. “É muito comum pacientes esquecerem de usar os produtos nas férias ou não fazerem periodicamente como indicado. Mas é nesse período, os cuidados com a pele devem ser mantidos e aumentados, considerando as viagens que cada um fará”, comenta a dermatologista Annia Cordeiro, diretora da Clínica da Pele Annia Cordeiro, de Curitiba.

Praia

As pessoas que estiverem em locais com maior exposição solar devem caprichar no filtro – escolhendo um produto próprio para seu tipo de pele e tendo uma opção adequada para uso no rosto. “É importante que seja um protetor solar mais resistente à água e que pode ser associado a um antioxidante via oral, que diminui os efeitos nocivos do sol na pele.”

A especialista também recomenda o uso de roupas leves, chapéus ou bonés para proteger o cabelo e o rosto, além de escolher um guarda-sol de lona ou algodão escuro, que tem proteção efetiva contra o sol. “Leve também sabonete líquido suave, hidratante e água termal para uso após a praia.”

Neve

Quem vai aproveitar as férias em países com inverno rigoroso, precisa cuidar com o ressecamento da pele, comum em temperaturas mais baixas. “É fundamental usar protetor labial continuamente e passar antes de dormir, já que a pele se regenera durante o sono”, orienta a dermatologista.

É importante focar na hidratação, preferindo filtros solares mais cremosos e consistentes, sabonetes hidratantes, além dos próprios cremes que devem ser utilizados após o banho. “Em geral, no Brasil, os filtros e hidratantes são mais leves, próprios para absorver oleosidade e umidade. Então, procure um produto mais consistente.”

A dermatologista ainda alerta para o cuidado com os produtos de higiene. “Use sabonetes suaves, preferencialmente hidratantes para o corpo e algum mais leve para o rosto, não use tônicos de limpeza nem esfoliantes. Evite os banhos muito quentes, esponjas e muito sabão que retiram a camada natural de proteção da pele, deixando-a mais suscetível a infecções e alergias”.

Atenção: tratamentos que devem ser suspensos

Existem tratamentos de pele que devem ser suspensos tanto para quem vai curtir a praia quanto quem vai viajar para algum lugar com inverno rigoroso. “Faça uma pausa com produtos com ácido retinóico porque ele reage com o sol e a pele tende a queimar com mais facilidade. Quem irá para lugares frios deve suspender o uso de sabonetes e produtos com ácido salicílico porque pode resultar no ressecamento da pele”, explica.

Pacientes que usam isotretinoina via oral não precisam suspender o medicamento, mas precisam redobrar os cuidados com o filtro solar, pois a pele também fica mais suscetível a queimaduras.

*Com informações da Literato Comunicação e Conteúdo