Os seus cabelos também ficam de ressaca

Renata Souza, especialista em tratamentos capilares naturais do SpaDios, ensina como driblar os danos capilares causados pelo suor durante o agito carnavalesco

Cuidados com os cabelos
Foto: Reprodução


Durante a folia de carnaval, não é apenas o nosso corpo que fica cansado. Os nossos cabelos entram na chamada ressaca capilar. Dançar, pular e curtir faz parte do agito, todavia, o suor não é bem-vindo para a saúde dos fios. Constituído por sódio e gordura, esse líquido expelido pela nossa pele resseca e danifica as madeixas ao bloquear os poros e ser absorvido por eles.

O alerta também se estende para sua evaporação, uma vez que o que sobra do suor é o cloreto de sódio, ou seja, o sal, que desidrata as madeixas, além de causar o tão indesejado frizz.

Para proteger os fios desse contato é importante aplicar produtos à base de proteína. “A proteína vai servir como película protetora e evitar que o fio resseque”, explica Renata Souza, hair-specialist do SpaDios. 

Outro ponto essencial para evitar que o suor entre em contato com todo o cabelo é prender os fios. No entanto, é importante escolher o elástico certo. “Escolha elásticos forrados de tecido, que evitam que os fios se quebrem, ou presilhas que deslizam melhor no cabelo”, afirma a profissional.

Para quem já está com o cabelo comprometido, o ideal é investir em tratamentos que desintoxicam os fios e nutrem a fibra capilar. “Eles ajudam a eliminar o excesso de gordura da glândula sebácea e limpam os resíduos que ficaram no couro cabeludo, como o detox capilar e a infusão multivitaminas”, explica Renata Souza.