Alongamento de unhas em acrílico: como funciona?

Saiba tudo sobre o procedimento que pode deixar suas unhas do tamanho que você sempre sonhou

Foto: Instagram


Hoje o assunto é alongamento de unhas, uma novidade (não tão nova) que faz a felicidade de nós que temos a unha natural curta, ou muito fraca, que quebra fácil impedindo o crescimento. Há alguns anos eu descobri o alongamento, busquei informações, mas não fiz. Meses atrás fiquei louca de vontade de fazer, e recomecei minhas pesquisas. 

Procurei muitos lugares aqui em Santa Cruz, e principalmente que unisse bom preço e qualidade. Fiz também pesquisas na internet sobre quais os tipos de alongamento e como cada um funcionava. 

Existe alongamento de unha em gel, em fibra de vidro, em acrílico e provavelmente mais algum tipo que eu não conheço. A minha é em acrílico, e eu fiz no Ateliê Évelin Müller Unhas Decoradas com a Évelin e a Vitória. 

Liguei para lá em uma manhã e marcamos meu horário para dali 15 dias, os quais eu vivi com ansiedade esperando pelo alongamento. E em fim chegou o dia 3 de abril. Desde lá tenho convivido com minhas tão sonhadas unhas fortes e compridas e recebendo sempre muitos elogios. 

Vamos ao que interessa: como funciona?

Primeiro minha unha foi cortada e lixada, depois ela passou um produtinho para retirar a oleosidade da unha (sim, as unhas tem oleosidade). 

Na sequência, se põe os adesivos medidores de comprimento, que ficam certinhos na nossa unha para que a manicure consiga moldar por cima a nova unha. 

Postos os adesivos (que são a pior parte de todo o processo, porque precisam estar bem corretos) passamos para a parte da construção da unha, que é feita com um pozinho acrílico e o monomer (um líquido com cheiro bem forte). A manicure molha o pincel no monomer e põe dentro do pó, aí vai colocando por cima da unha e moldando. Feita a nova unha, antes de secar, colocamos a pinça, que dá uma apertadinha no dedo, mas nada que não consigamos resistir. A pinça é o grande segredo, pois é ela que deixa a unha curvada e natural, evitando que fique parecendo pés de pato assim como muitas unhas que vemos por aí. 

As unhas são colocadas em uma cabine de luz ultravioleta. Todas as unhas passam por esse processo, e depois de prontas são lixadas no comprimento e na superfície, para ficarem retas e lisas. Depois estão prontas para serem pintadas e arrasarem por aí.

As unhas custam um valor para colocação e precisa ser feita a manutenção de 15 a 20 dias, para mais ou menos dependendo de cada pessoa. A manutenção tem outro valor. 

Minhas unhas após 21 dias

Para que serve a manutenção? Nela fazemos o retoque de unha na raiz. Conforme nossa unha natural vai crescendo, ela vai aparecendo, aí precisamos refazer essa parte. Mas antes da nova camada, toda a parte ruim do alongamento é retirada pela lixa. 

E se eu não fizer a manutenção? Se não fizer manutenção pode haver levantamento na unha, que é quando vai descolando a parte superior, acontecendo isso, ocorre infiltração, que causa fungos. De quanto em quanto tempo será feita cada manutenção, você e sua manicure vão descobrir juntas, analisando o crescimento da unha natural e como se comporta o alongamento. 

Como são os cuidados? No dia-a-dia você não precisa se preocupar com nada, vai perceber que é como se fosse sua. Única coisa que não podemos é deixá-las entrar em contato com produtos muito fortes, e jamais usar acetona, que corrói o acrílico. É bom evitar pressioná-las, por exemplo, aperte botões sempre com a ponta dos dedos. Tenho achado complicado digitar em alguns tipos de teclado e tirar minhas lentes de contato, exceto isso, tudo ótimo. 

Durante cada um desses passos, a Évelin me explicou tudo o que estava fazendo, porque afinal, precisamos saber o que estão fazendo na gente.

Antes de fazer seu alongamento, procure informações e indicações do profissional, para saber se ele está capacitado para isso. Você vai pagar pelo serviço e precisa ter certeza de que tudo será bem feito para não colocar seu dinheiro fora. E sobre o valor a ser pago, faça realmente pesquisas, tem lugares que cobram preços super abaixo dos demais, mas sem qualidade, e valores bem mais altos que a média. 

Eu estou amando minhas unhas e elas ficaram muito naturais, respeitam o formato da minha unha própria e ficaram lindas! 

P.S.: os desenhos foram feitos á mão, na própria unha. E o esmalte dura muito tempo, se você não quiser, não precisa pintar entre uma manutenção e outra. 


MIRELLA DA ROSA

mirellambr@gmail.com