Mitos e verdades sobre manter as unhas saudáveis

Mesmo quem vai ao salão com certa frequência pode se deparar com uma unha “lascada ou fraca”

Foto: Divulgação


Quem não gostaria de estar sempre com unhas fortes e saudáveis? Para isso, é necessário tomar alguns cuidados importantes. Mesmo quem vai ao salão com certa frequência pode se deparar com uma unha “lascada ou fraca”. Mantê-las bonitas e longas não é uma tarefa fácil. Confira as dicas sobre os mitos e verdades que a docente do curso de manicure e pedicure do Senac Santa Cruz do Sul, Roberta Kipper, esclarece.

1 -  Alimentação saudável, pode ser uma boa alternativa?
Verdade. Para ter unhas lindas e saudáveis, consumir alimentos ricos em vitaminas A, C, que contenham zinco e ferro, são de extrema importância. Além da vitamina D, que pode ajudar no crescimento e ainda facilita a absorção do cálcio em nosso organismo.

2 - Colocar uma “receitinha” dentro do esmalte ajuda para que as unhas cresçam?
Mito. Não é indicado colocar nada em esmaltes e bases! Existem no mercado produtos específicos para unhas, tais como fortalecedoras, fortificantes e cremes nutritivos. Um ótimo exemplo são as bases que contém vitaminas e cascos de cavalo. Aplicar alguns destes produtos duas vezes na semana gera um resultado é perceptível.

3 - Usar esmaltes escuros fortalece as unhas?
Mito. Eles podem dar a sensação de deixar elas mais fortes, porque os esmaltes escuros são mais espessos que os claros, mas eles não têm componentes com a função de fortalecer.

4 - Deixar o esmalte muito tempo nas unhas deixam elas fracas?
Verdade. Sim, o ideal é retirar o esmalte pelo menos um dia antes de ir na manicure, deixar as unhas “respirarem” e hidratá-las com um creme específico no dia que retirar o esmalte.

5 - Unhas postiças prejudicam as  naturais?
Verdade. Sim. Ao colocá-las, fica um espaço entre a unha postiça e natural, onde poderá entrar umidade propícia para a aquisição de fungos. Pode haver também alergias à cola e traumas ao removê-las, causando danos na superfície se não retiradas corretamente.

Para quem busca uma qualificação na área da beleza, o Senac de Santa Cruz está com inscrições abertas para os  cursos de Técnicas de Embelezamento de mãos e pés e Unhas Decoradas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3711-6460, ou pelo site www.senacrs.com.br/santacruz.


LUANA RODRIGUES

luana@gaz.com.br