Condicionadores capilares: aprenda a escolher o melhor para o seu tipo cabelo

Condicionadores capilares: aprenda a escolher o melhor para o seu tipo cabelo

Foto: Divulgação


Como escolher o melhor condicionador para o seu cabelo? Antes de mais nada, vale saber um pouco mais sobre a função deste produto e sobre o que ele realmente faz para os fios. Parte da dupla básica com o xampu, o condicionador é responsável por fechar as cutículas capilares após a lavagem. Em sua formulação, eles contam com agentes tensoativos catiônicos, que servem para diminuir a tensão da água e tornar o cabelo mais sedoso após o enxágue.  

Como escolher o condicionador certo?

Para cabelos oleosos: se o cabelo possuir alisamentos, os condicionadores precisam reparar as cutículas e hidratar sem engordurar, além de repor lipídios. Para cabelos tingidos, produtos com óleo mineral e antioxidantes. Já cabelos oleosos sem química precisam de condicionadores leves e refrescantes com compostos vegetais. 

Para cabelos mistos (de raiz oleosa e pontas secas): para cabelos mistos alisados é importante repor proteínas e restabelecer a lubrificação com queratinas e aminoácidos. Já os coloridos precisam de produtos que protegem e evitam a quebra, como os silicones. Já os fios virgens precisam de controle de frizz nas pontas e vão bem com óleo de amêndoas e proteínas da seda. 

Para cabelos secos: os cabelos secos sem química pedem condicionadores potentes, com produtos como argan e amêndoas. Já os fios coloridos requerem condicionamento intensivo com alta concentração - as manteigas são opções boas. Já os cabelos secos alisados, que normalmente são bem mais sensíveis, pedem reconstrução com proteínas e aminoácidos. 

Existem também casos em que os fios possuem mais de uma necessidade - como quando estão desidratados e quebradiços, por exemplo. Nestes casos, vale buscar referências sobre os calendários capilares que alternam o tipo de hidratação e o uso de diferentes produtos em determinados dias da semana. E, claro, caso seu cabelo não esteja se dando bem com o condicionador indicado para ele, vale testar novas marcas e até mesmo produtos com outros compostos.

LEIA MAIS