Alimentos que ajudam a prolongar o bronze

Existem mais de 700 tipos de carotenoides diferentes, mas apenas 50 fazem parte da dieta humana

Foto: Divulgação


Produtos ricos em carotenoides, substância responsável pela cor dos alimentos, podem auxiliar a prolongar o bronzeado após o verão. É o caso da cenoura, melancia, pimentão vermelho e amarelo, tomate, mamão, manga, acerola, beterraba, couve, espinafre e agrião.

Existem mais de 700 tipos de carotenoides diferentes, mas apenas 50 fazem parte da dieta humana e seis correspondem por 95% do que ingerimos. O carotenoide é uma substância lipossolúvel. Isso quer dizer que, na presença de um óleo (por exemplo azeite de oliva, coco ou castanhas), ele é transportado mais facilmente e absorvido pelo organismo.

A manutenção do bronzeado está diretamente relacionada à qualidade dos melanócitos da pele, que se for saudável, é uniforme e sem manchas escurecidas. Vale ressaltar que a quantidade de melanócitos também determina o quanto a pele ficará bronzeada. Quem tem menos melanócitos não consegue atingir naturalmente um tom muito escuro.

Quanto à ingestão diária, cada pessoa deve procurar introduzir os alimentos fontes de carotenoides seguindo a sua dieta habitual e fazendo as substituições dentro das recomendações de um nutricionista. Mas vale a pena ter pelo menos uma fonte de carotenoide em todas as refeições do dia, pelo menos na primavera e no verão.


LUANA RODRIGUES

luana@gaz.com.br