Mitos e verdades sobre depilação

Nesta época do ano, a procura pelo serviço tende a aumentar

Foto: Divulgação


No verão, a procura por clínicas de depilação tende a aumentar. Uma das técnicas mais procuradas é a retirada dos pelos a partir de ceras quentes. E hoje há produtos diferenciados que auxiliam na hidratação da pele e na diminuição da dor durante o procedimento. Os profissionais também estão melhor capacitados. Patrícia Almeida, responsável por uma rede de clínicas especializadas na área, conta que hoje também existe mais variedade de ceras e cada cliente tem uma ideal para o tipo de pele.

Como manter a pele sem manchas

Shorts, saia, vestido e biquíni são algumas das peças que fazem parte do guarda-roupa no verão. E ninguém quer estar com a pele manchada para pôr as pernas de fora. Se usar cera quente, fique longe do sol por um período. A pele fica sensível com o processo.

O ideal é evitar a exposição antes e depois da depilação. Caso precise, use e abuse do protetor solar. Não use produtos com álcool na composição e hidrate bem a pele. Isso ameniza a sensibilidade e ajuda a não encravar os pelos. 

 

SAIBA MAIS

Gestantes

VERDADE: Grávidas podem se depilar em qualquer área do corpo e em qualquer fase da gestação desde que a pele apresente um aspecto normal e saudável. Porém, vale lembrar que é sempre bom a gestante avisar seu médico antes de realizar o procedimento.

Esfolie a pele

VERDADE: Inclusive é indicado fazer uma sutil esfoliação corporal três dias antes da depilação. Nesse caso a depilação será mais eficaz, pois os pelos encravados irão se desprender do folículo que o envolve, facilitando o processo.

Mancha a pele

VERDADE: Sim, desde que não haja os cuidados necessários. Exposição ao sol sem o filtro solar após o procedimento é um dos vilões para o surgimento das manchas indesejadas. Vale ressaltar que a temperatura muito alta da cera também causa queimaduras e possíveis manchas.

Causa varizes

MITO: A cera é aplicada em uma camada superficial da pele. Já os microvasos e veias ficam na hipoderme, uma camada mais profunda – ou seja, onde a cera não pode alcançar. Devemos ressaltar que o surgimento de varizes ocorre por fatores genéticos, medicamentos, uso constante do salto alto...

Encrava os pelos

VERDADE E MITO: Isso acontece quando a depilação é feita de forma expressa, sem prestar atenção ao nascimento dos pelos. Não vai acontecer se o crescimento deles for respeitado.

Desodorante

VERDADE: A região deve ficar livre de desodorante por no mínimo 24 horas. O desodorante pode provocar ardência, coceira e vermelhidão. Em alguns casos, até mesmo o aparecimento de manchas.

Ácido no rosto

MITO: Quem está fazendo algum tratamento de ácido ou irá iniciá-lo deverá esperar 30 dias após a interrupção do tratamento para que a pele se restabeleça e se torne saudável.

Flacidez na face

MITO: Depilar a face não causa flacidez, inclusive na região das sobrancelhas.

Duração

MITO: Isso vai depender de cada pesso. Em algumas, os pelos tendem a se desenvolver mais em virtude de vários fatores, como genética e uso de certos medicamentos. A média do crescimento dos pelos após a depilação está em torno de 15 a 25 dias.

Maquiagem

MITO: O recomendado é aguardar no mínimo 24 horas. Do contrário, certamente provocará o surgimento de foliculite.

Epilação

VERDADE: Depilação é quando o método não remove os pelos pela raiz, somente os cortando, como no ato de utlizar lâminas. Epilação é quando se remove o pelo até a raiz. No entanto, o termo depilação ainda é empregado de uma forma geral.