Como manter os loiros lindos e bem cuidados

O hairstylist Walter Leal cuida das madeixas da atriz Cristiana de Oliveira, uma das estrelas da novela Topíssima

Foto: Reprodução


Veja mais notícias

“Não basta o desejo de ser loira, para exibir madeixas douradas: é necessário dedicação e cuidados preciosos, que fazem toda a diferença para um cabelo bonito e saudável”, explica o haistylist e visagista Walter Leal, da Leal Visagismo e do Studio W Shopping Iguatemi. “Para se ter uma ideia, até a escolha do xampu tem importância no resultado”, conta ele.

Mas essa é uma tarefa fácil para um expert em loiras como Walter Leal. Ele é especialista em cabelos divos e claros, como os de suas clientes superbadaladas, a atriz Cristiana de Oliveira e a influenciadora it girl Mari Dalla. A seguir, ele revela cinco estratégias essenciais para ajudar as mulheres a desfilarem com cabelos loiros e cheios de vida.

1. O platinado irresistível exige um teste

Atenção: antes de radicalizar é imprescindível fazer o teste da mecha para avaliar se o fio está em condições estruturais de chegar no loiríssimo desejado. “Se não tiver, o processo de descoloração pode ser gradual e um pouco mais lento, de maneira que o cabelo não sofra e nem corra o risco de quebra”, indica ele.

2. Lisa e loira, é preciso muita cautela!

Nove entre dez mulheres querem ser assim. O problema é quando o intervalo entre os dois procedimentos (alisamento e coloração) fica curto e sobrecarrega o fio. “A química de alisamento, como a progressiva, por exemplo, leva o cabelo a um dano extremo, deixando os fios porosos e com dificuldade de reter o pigmento”, explica Leal. “Por isso é superimportante nesse caso também fazer um teste de mechas para ver a resistência e a saúde do cabelo, antes de submetê-lo a um clareamento”, destaca o cabeleireiro.

3. Faça uma boa hidratação em casa

O processo de coloração resseca os fios a um nível muito elevado, além de retirar da haste capilar proteínas e nutrientes, o que torna o cabelo loiro carente de hidratação e de repor essas perdas. Em casa, uma boa máscara de hidratação (ou de nutrição ou de reconstrução, conforme a necessidade do fio), durante o banho pode fazer milagres. “Traz mais brilho, maciez, resistência, facilita para desembaraçar e em longo prazo existe até a possibilidade de reduzir a quebra”, indica Leal.

Ele explica que sim, a máscara pode substituir o condicionador a cada duas ou três lavagens. “Menos do que isso, por ser um produto muito concentrado, existe o risco de deixar o fio rígido, então melhor evitar”, orienta ele. “Um leave-in com a mesma função da máscara, no dia do condicionador, também é superindicado.”

4. Xampu e condicionador na mira

Tenha uma coisa em mente, evite lavar os cabelos todo dia porque leva a cor embora mais rapidamente. O cabeleireiro Walter Leal indica usar sempre um xampu e condicionador para cabelos coloridos, ou melhor ainda, optar pelas versões mais específicas ainda: para loiros. “Eles protegem as mechas, hidratam a haste e as pontas com mais intensidade e, obviamente, retêm mais a cor. Muitos deles não têm sulfato. “Observe a embalagem, ao comprar, e dê preferência para esses tipos”, diz Leal. E para finalizar: a velha e boa dica do xampu roxo para não amarelar continua valendo – “uma vez por semana é o suficiente”, diz Leal.

5. Tratamentos de salão – sempre

O portfólio de cuidados da bancada do cabeleireiro é imbatível. “São diversas opções, mas tem sempre uma para cada tipo de fio e cada problema”, diz o hairstylist. Algumas são coringas, só precisam ser validadas por ele como, por exemplo, cauterizações à base de queratina, que reconstroem os fios, deixando-os mais fortes; ampolas e monodoses de hidratação para fios tingidos também são ótimas pedidas (e podem ser feitas em casa). Mas, ele recomenda que, se possível, faça também uma vez por mês no salão.

Loiros divos

Cristiana de Oliveira - atriz

Cor: raiz mais escura com um tom castanho e mechas bem fininhas, selecionadas na cabeça toda, em um mel quase loiro. Depois, numa segunda etapa de coloração, Leal fez mechas eriçadas (uma técnica de mechas que não deixa o contraste entre a raiz e as pontas tão marcado), contornando todo o cabelo com um tom de loiro claro.

Corte: mais arredondado dando uma repicada na ponta para dar um movimento, esse efeito evidencia ainda mais a cor.

Mari Dalla – influenciadora e it girl

Cor: foram mechas selecionadas em tom de loiro claro na cabeça inteira. Na segunda etapa de coloração foram feitas mechas selecionadas com efeito eriçado em toda a cabeça também, mas dessa vez com um loiro claríssimo para conseguir dar profundidade e deixar as pontas mais iluminadas.

Corte: a franja é no estilo Brigitte Bardot, mais curta no meio e com as laterais mais compridas. O cabelo tem a base um pouco mais reta com um repicado para dar movimento nas pontas.