Saiba por que é importante fazer teste de mechas

Segundo a especialista, o teste antes de descolorir o cabelo, pode evitar sérios danos

Foto: Reprodução


Veja mais notícias

odos os dias milhares de mulheres estão mudando seus visuais. Muitas delas optam por transformações radicais, como por exemplo, da tonalidade escura de cabelo para o tom mais claro de loiro. No entanto, alguns fios são mais frágeis e exigem cuidados especiais durante um processo químico, por isso, é imprescindível o teste de mecha antes de tudo.

Para a Hairstylist Clary Faria, especialista em loiro há 16 anos, o texto de mecha é uma etapa obrigatória. "O procedimento é feito antes da aplicação de produto químico nos fios. O teste avalia se os fios estão resistentes para descolorir e chegar ao tom de loiro que a cliente deseja" explica Clary.

A especialista ressalta ainda a importância do procedimento tanto para a cliente quanto ao profissional. "Com o teste de mecha nós minimizamos os riscos de problemas como queda de cabelo e corte químico." completa Clary. "É uma segurança a mais. Nós conseguimos identificar se a cliente está apta a descolorir o fio naquele dia, ou se ela precisará de tratamentos como hidratações até o fio ficar mais forte e assim conseguirmos clarear o cabelo dela." diz Clary.

O teste de mecha pode identificar, por exemplo, se o seu cabelo está com cloro nos fios, se está elástico, se possui tintura, entre outros aspectos.

Muitas vezes, vale lembrar, que o teste de mecha é de suma importância não apenas para cabelos já com química, como luzes, mas para cabelos virgens, que podem não reagir bem ao processo de descoloração. O teste de mecha é para todos os tipos de cabelos.

Para os cabelos que passam no teste de mecha, os cuidados pós procedimento são importantes. "Sempre recomendo tratamento pós descoloração, quase que obrigatório, pois mesmo que a cliente passe no teste de mecha, e seja feita a descoloração, isso não significa que o cabelo não precise de cuidados, pois é nesse momento que precisará de bastante hidratação e tratamentos como reconstrução dos fios" orienta Clary Faria.