Aprenda a preparar receita de batom vegano caseiro

Como acabamos ingerindo o produto ao longo do dia, conheça uma opção só usa produtos naturais

Foto: Reprodução


Você sabia que dia 29 de julho é comemorado o dia do batom? Várias marcas comerciais de batom apresentam metais pesados, inclusive o chumbo. E como se não bastasse, um monte deles são pigmentados com carmim, que nada mais é que inseto esmagado.

Como acabamos ingerindo batom ao longo do dia e também nas refeições, aprenda uma receita de batom caseiro vegano que só usa produtos naturais, que a Sunny Subramanian e a Chrystle Fiedler, autoras do Guia Completo da Beleza Feita em Casa (Editora Alaúde) desenvolveram. Veja receita abaixo:

Ingredientes

2 latinhas ou tubos para protetor labial

1 colher (chá) de manteiga de karité (veja o aviso abaixo) ou de manteiga de cacau ralada

1 colher (chá) de azeite de oliva, óleo de jojoba, de amêndoas doces ou de coco

3⁄4 de colher (chá) de cera de candelila

1 colher (chá) de mica em pó rosa ou vermelha

3 a 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Modo de preparo

1. Numa tigela ou copo medidor refratário de vidro, misture a manteiga de karité, o azeite de oliva e a cera de candelila. Leve ao micro-ondas em potência alta, interrompendo para mexer a cada 10 segundos, até que os ingredientes derretam e fiquem completamente homogêneos. (O tempo total depende da potência do aparelho.)

2. Acrescente a mica em pó e o óleo essencial. Mexa para mesclar bem. Passe imediatamente para os tubinhos. Leve à geladeira por 30 minutos ou até que esfriem e endureçam por completo.

3. Aplique nos lábios quantas vezes quiser.

4. Mantenha em temperatura ambiente por até 6 meses. Atenção: Tem alergia a oleaginosas? Consulte o médico antes de usar manteiga de karité.

Dica

Se quiser, pode aumentar a quantidade de mica rosa ou vermelha até, no máximo, 1 colher (sopa) para obter uma cor mais intensa.


PAOLA SEVERO

paola.severo@gaz.com.br