Quatro dicas para evitar que as unhas quebrem

Especialista reúne orientações para mantê-las bonitas e saudáveis

Evitar que as unhas quebrem é um desafio diário
Foto: Reprodução


Manter as unhas perfeitas, sem que o esmalte descasque, e evitar que elas quebrem é um desafio diário para as mulheres. É preciso tomar alguns cuidados e incluir novos hábitos na rotina para não ficar no prejuízo. Pensando nisso, Adriana Castro, artista que atende pela Singu, marketplace de beleza e bem-estar, separou algumas dicas sobre o assunto. Confira:

1. Aposte nas bases fortalecedoras

Este item é indispensável para manter as unhas fortes. A base protege a pontinha dos dedos, garantindo uma aplicação mais uniforme do esmalte. "A base protege as unhas mais fracas e quebradiças, evitando que as substâncias danosas dos esmaltes sejam absorvidas, além de contarem com componentes como carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino em sua fórmula" explica Adriana.

2. Deixe de lado a acetona

Apesar de retirar o esmalte com mais facilidade, a acetona é prejudicial para a saúde das unhas, pois seus componentes são agressivos e causam ressecamento, aumentando as chances de quebra e enfraquecimento. "Os removedores são uma ótima opção para substituir a acetona" afirma a profissional.

3. Ar fresco para as unhas

Ainda que não precisem de hidratação contínua como a pele, as unhas precisam de um tempo para respirar entre uma esmaltação e outra, pois o uso excessivo de esmaltes impede que elas descansem das toxicidades presentes nos vidrinhos. "Para evitar problemas como a quebra e as temidas manchinhas brancas, retire o esmalte um ou dois dias antes de pintar novamente", pontua a especialista.

4. Lixas para que te quero?

De acordo com a Adriana, lixar bem as unha é uma ótima jogada para evitar os retalhos que ficam nos cantinhos, região em que a maioria dos acidentes acontecem. É fundamental repetir essa prática, pelo menos, uma vez na semana, deixando as partes laterais retas para evitar que qualquer imprevisto do dia a dia resulte na quebra.