Saiba quais são as tendências em fragrâncias para 2019

Com a chegada da nova estação, as flores e cheiros típicos da primavera inspiram novos perfumes

Foto: Reprodução


Após uma espera ansiosa a primavera chegou! E com ela, novas tendências de fragrâncias inspiradas nas flores e elementos da estação, que surgem para perfumar ainda mais os dias que se passarão. O encanto da primavera também é revertido nessas fragrâncias tanto para as mulheres, quanto para os homens, para que ambos explorem ainda mais sua beleza de forma leve e natural, combinando com o clima agradável da época.

De acordo com a Fernanda Faigle, perfumista da Ginger, as fragrâncias da estação para este ano são arejadas, leves, muitas vezes com toques frescos de especiarias, contendo um tom de malícia e que podem ser encontradas em perfumes, cosméticos e aromatizadores de ambientes. Em algumas essências femininas e masculinas, aparece o patchouli, com seu aroma sensual, o cardamomo, uma especiaria indiana com cheiro marcante, a pimenta rosa, a pimenta preta, mais conhecida como pimenta-do-reino, e o neroli, óleo produzido da flor de laranjeira.

Fragrâncias florais leves também aparecem nos perfumes femininos, sendo elas inspirações da: íris, flor de cerejeira, frésia, magnólia, tuberosa, gardênia e a peônia. Aparece também os osmanthus, uma flor com nota frutada que lembra um pouco o cassis, embora mais delicada.

Frutas aquosas como a pera e a lichia também podem estar presentes em perfumes voltados para mulheres, além do melão, que pode ser encontrado na perfumaria feminina e masculina. A ameixa também está em alta e como tendência para a primavera ela aparece como fruta, para ambos os sexos, e como flor de ameixa, em fragrâncias femininas. Notas de mel, chá mate, chá verde, tonka – sementes da planta cumaru – e leves toques de canela também vêm surgindo nesta estação.

Os perfumes florais, as notas aquáticas, os frutais leves e o fougère – desenvolvido inicialmente por lavanda e cumarina – chipres delicados e orientais leves são os clássicos da estação. Segundo Fernanda, as fragrâncias da primavera inspiram as pessoas. "Elas tendem a evocar sensações de leveza e alegria de viver. Um 'sentir-se vivo' de forma relaxada e prazerosa. Uma certa inocência, que mesmo no caso da sedução acontece dentro de um espírito de leveza, muito juvenil", explica a perfumista.