Como evitar o frizz nos cabelos

Os cuidados podem ser feitos em casa de maneira simples e o importante é manter os fios hidratados e bem cuidados

Foto: Divulgação


Com a correria do dia a dia, os cuidados com os cabelos acabam sendo deixados de lado, resultando em fios quebradiços e danificados. Inúmeros processos para reparação surgiram em salões de beleza, mas as dicas caseiras e básicas são as mais procuradas.  Sem muitos segredos, veja como dar mais atenção ao cabelo por meio de atitudes que não atrasarão sua rotina:

Temperatura da água - A temperatura da água durante o banho influência no surgimento do frizz. A água quente danifica muito as estruturas capilares e por isso o ideal é utilizar a temperatura morna. Realizar o último enxágue com a água fria pode melhorar a aparência das madeixas porque faz com que as fissuras da superfície dos fios apareçam menos.

Escolha da ferramenta - O uso da escova inapropriada pode resultar em cabelos quebradiços por causa do atrito gerado. É fundamental escolher a escova ou pente de acordo com o tipo do fio. Penteá-los molhados é mais indicado do que quando secos.

Óleos - A desnutrição é a principal vilã dos fios e o uso de óleos nos cabelos secos, já que possuem papel de nutrição, pode amenizar os danos e turbinar a hidratação. Os óleos devem ser aplicados apenas nas pontas dos cabelos para que o produto não pese e deixe um aspecto oleoso.

Evite o uso de chapinhas e secadores - A exposição a altas temperaturas resulta em pontas duplas, raízes e comprimento queimados e o temido frizz. O ideal é utilizar chapinhas, secadores e outros aparelhos em ocasiões pontuais e com a proteção de antitérmicos.

Uso da toalha - Toalhas de algodão são as mais indicadas por não gerarem tanto atrito.Não esfregue ou enrole a toalha na cabeça, apenas pressione levemente para tirar o excesso da água dos fios.

"Um cabelo bonito e sem frizz é fruto de um processo regular. Os cuidados podem ser feitos em casa de maneira simples e o importante é manter os fios hidratados e bem cuidados", recomenda Luis Fernando da Hora, artista que atende pela Singu