As mãos revelam a verdadeira idade?

Procedimentos para rejuvenescer as mãos estão sendo cada vez mais procurados por homens e mulheres

Foto: Reprodução


As alterações trazidas pela idade e pelo sol englobam melanoses solares, afinamento da pele, perda da gordura subcutânea e tendões e veias mais visíveis. O tema é um dos diversos destaques que integram a programação da 27ª Jornada Sul Brasileira de Dermatologia, IV Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD e 44ª Jornada Gaúcha de Dermatologia.

"É preciso levar em consideração alguns fatores relacionados à anatomia dessa região. É uma parte onde quase não há pelos e glândulas sebáceas, então o processo de cicatrização é mais lento. Por isso, alguns procedimentos não podem ser feitos no local. É preciso que a técnica seja de baixa agressividade sob risco de ficarem cicatrizes", explica a dermatologista, Rosemarie Mazzuco, que ministrará aula sobre o tema.

Outro cuidado a ser observado, segundo a médica, é que usamos as mãos o tempo todo nas tarefas de casa e no trabalho. Assim, precisamos estar atentos para que não ocorram prejuízos práticos e profissionais ao paciente. Para qualquer procedimento, é fundamental que o interessado busque um médico dermatologista que vai avaliar as melhores técnicas a serem aplicadas.

"Uma combinação de tratamentos capazes de melhorar a textura , as manchas e a perda de volume estão sendo muito indicados, podendo ser feitos inclusive na mesma sessão . Para prevenção, o mais importante é a proteção solar, especialmente para quem tem pele mais clara. Além do protetor solar, também estamos indicando muito o uso de luvas especiais com fator de proteção solar" completa Rosemarie.