Máscaras para depois da virada

Vá até a cozinha e espie o que você tem à disposição na geladeira ou no armário. Prepare máscaras faciais, à base de produtos naturais

Foto: Divulgação


Geralmente no Réveillon a gente abusa em tudo, a fartura já começa no início de dezembro, com as confraternizações de final de ano, passa pelo Natal e só vai terminar após o Ano-Novo. E o sol de janeiro não perdoa! Seu cabelo anda meio ressecado por causa do sol? E sua pele? Você gostaria que estivesse mais macia? Foi viajar para algum lugar distante e se esqueceu de levar aqueles cremes maravilhosos e não tem onde comprar ou emprestar? Não se preocupe, vá até a cozinha e espie o que você tem à disposição na geladeira ou no armário. Prepare máscaras faciais, à base de produtos naturais. O resultado vai surpreender!

Prepare a sua pele antes de aplicar a máscara: lave bem o rosto, de preferência com sabonete líquido e neutro. Depois, use uma loção para tonificar a pele. Escolha uma que não contenha álcool na fórmula e que seja à base de plantas medicinais. A de hamamelis, por exemplo, ajuda a desinflamar as regiões que têm espinhas. Agora que a sua pele está limpinha, escolha uma dessas máscaras e mãos à obra!

As células mortas da pele do rosto podem ser eliminadas com a mistura de uma colher de sopa de mel puro e a mesma medida de fubá. Com bastante calma, massageie o rosto com a mistura, fazendo movimentos circulares e suaves, do queixo até a testa. Descanse dez minutos e depois lave o rosto com bastante água fria. Se você fizer essa máscara uma vez por semana, sua pele ficará sedosa.

Faça uma guerra contra as manchas no rosto. Bata no liquidificador um punhado de salsinha, duas colheres (sopa) de iogurte natural, 1/4 de pepino grande picado em pedacinhos e uma clara de ovo. Ponha a mistura numa tigela e adicione fubá para ficar ligeiramente consistente. Com o rosto bem limpo, aplique a máscara, massageando suavemente. Deixe por 20 minutos. Sem lavar, passe outra camada por cima e espere mais 15 minutos. Em seguida, lave o rosto com bastante água fria. Atenção: se a sua pele for oleosa, substitua o iogurte natural pelo desnatado.

A pele seca precisa de atenção extra. Misture 1/2 xícara (chá) de farinha de aveia e 1/4 xícara (chá) de açúcar branco, sem nenhum líquido. Com água morna, molhe a pele. Depois passe a mistura, massageando o rosto suavemente. Em seguida, lave com água fria. Se você tem excesso de oleosidade, pegue algumas folhas de alface e bata no liquidificador com um pouco de água, para formar uma papa. Depois, passe na pele, massageando levemente. Deixe descansar por 25 minutos. Em seguida, lave bem o rosto com água fria.

DE ARGILA
A máscara de argila é poderosa e pode ser aplicada em casa. Ela é composta de ingredientes naturais, mas deve ser comprada em lojas de cosméticos. Vale lembrar que está disponível nas cores vermelha (efeito tensor), amarela (efeito tensor), branca (promove suave esfoliação), verde (desintoxicante), preta (anti-inflamatória e desintoxicante), marrom (revitalizante) e cinza (cicatrizante). Cada uma delas possui formulação específica; cada uma delas promete minimizar diferentes problemas na pele do rosto.

Escolha a mais adequada à sua necessidade. Para aplicar, misture com água filtrada ou soro fisiológico até formar uma pasta. Aplique na pele do rosto limpo evitando a área dos olhos e da boca. Fique em repouso durante 20 minutos, sem mexer os músculos faciais. Retire com água fria.

Dica antiga
Numa panelinha, coloque uma xícara de água. Quando ferver, desligue o fogo e acrescente algumas folhas de hortelã. Tampe a panela e espere esfriar. Quando o chá estiver frio, embeba dois chumaços de algodão e faça compressas sobre os olhos. Espere 25 minutos e retire. A pele na região ficará revitalizada. Gostou das dicas? Então aproveite e cuide bem da sua pele durante todo o ano de 2020.