Xampu sólido, o novo preferido

Produtos seguem a premissa do movimento global que propõe práticas de consumo mais conscientes.

Foto: Divulgação


Já faz bastante tempo que o xampu tornou-se essencial na rotina de higiene. É o ingrediente principal quando o assunto é lavar os cabelos e não dá para ficar sem ele. No entanto, felizmente, a indústria de cosméticos está de olho no impacto ambiental e tem procurado maneiras de diminuir a produção de lixo, principalmente plástico. E assim nasceu o xampu sólido, ou xampu em barra. Na verdade, esse tipo de produto já é comercializado desde a década de 1970.

Pautado em experiências de autocuidado menos agressivas com o corpo e o meio ambiente, os xampus sólidos seguem a premissa do movimento global slow beauty, que propõe práticas de consumo mais conscientes e ecológicas com itens de beleza. A nomenclatura já explica que o formato é a principal distinção do produto em relação às alternativas mais comuns.

A forma lembra uma barra de sabonete, porém, é elaborado com componentes destinados especificamente aos cabelos. Um dos seus principais atrativos é a significativa redução de elementos nocivos e ingredientes sintéticos na composição, comparado com as opções líquidas. Isso faz com que os xampus sólidos sejam menos agressivos aos fios e couro cabeludo e também ao meio ambiente, já que os resíduos despejados na natureza não são prejudiciais. Sua espuma é derivada da saponificação natural, assim como são naturais os seus ingredientes de limpeza. Além disso, prometem ser produtos práticos, duráveis e ricos em ativos naturais que garantem higienização e tratamento livre dos danos provocados por substâncias químicas.

Alguns fabricantes oferecem em loja física opções de xampus e condicionadores sólidos “sem embalagem” ou com embalagem sustentável, embalados com papel celofane e papel reciclável.

O destaque vai para o Xampu Sólido Detox, desenvolvido com carvão ativado, lama vulcânica e castanha, além de óleos essenciais de menta, laranja doce e May Chang, que proporciona uma limpeza profunda. Além de opções para cabelos oleosos, secos, ondulados e quebradiços.

Vão aqui algumas dicas de como usar o xampu sólido. A barra precisa ser friccionada no couro cabeludo úmido até fazer espuma. Depois disso é só massagear. Após a utilização, a lavagem dos fios pode ser finalizada com o uso de condicionador natural.

A utilização do xampu natural requer um período de adaptação, que varia dependendo do cabelo. Nos primeiros dias, é normal que os fios fiquem pesados até que o equilíbrio se estabeleça. Posteriormente, o cabelo fica mais equilibrado e não é necessário realizar a lavagem todos os dias.
Outro ponto que torna os xampus sólidos ainda mais sustentáveis é o fato de usarem pouca ou quase nenhuma embalagem plástica. Rever os hábitos, aderir a práticas que diminuem a produção de lixo são atitudes de grande importância para fazer a diferença no futuro do planeta.