Esmaltação em gel: unhas bonitas por mais tempo

Procedimento dura de 15 a 21 dias sem apresentar estragos e ainda protege as unhas

Foto: Rafaelly Machado


Toda mulher sabe da importância de estar com as unhas em dia. Mais do que um aspecto estético, trata-se de uma questão de autoestima. Porém, manter a cobertura perfeita nem sempre é fácil, especialmente diante das tarefas que se tem no dia a dia, seja em casa ou no trabalho. Basta um pequeno descuido e aparecem as indesejáveis marcas ou descascados. Mas uma técnica que vem conquistando o público feminino promete resultados surpreendentes e duradouros.

Bastante difundida no exterior, a esmaltação em gel virou uma mania entre as brasileiras. O motivo é a maior durabilidade quando comparada à prática comum. Para se ter ideia, enquanto a pintura tradicional resiste em média uma semana, a esmaltação em gel dura de 15 a 21 dias sem apresentar estragos, como lascamentos ou perda de brilho. E ainda tem a vantagem de manter a unha protegida em razão da maior consistência da cobertura, segundo a manicure Tatiane Martins.

Tudo começa com a escolha do produto. O esmalte utilizado para a esmaltação em gel requer uma preparação especial das unhas antes de ser aplicado. Ele possui uma tecnologia constituída por agentes químicos conhecidos como fotoiniciadores, que são ativados pela ação da luz LED ou UV. “Essa tecnologia causa a polimerização na unha, fazendo com que os compostos se unam e formem uma película rígida, dando o aspecto resistente e lindo ESMALTAÇÃO EM GEL UNHAS BONITAS POR MAIS TEMPO Rafaelly Machado da esmaltação em gel”, explica.

Segundo Tatiane, as principais vantagens são a secagem instantânea feita com a cabine UV e a sua longa durabilidade. “É também uma esmaltação que não lasca e não desgasta no decorrer dos dias, deixando as unhas sempre lindas. Por ser mais consistente, ele cria uma camada mais espessa sobre a unha, o que a torna mais resistente e acaba favorecendo o seu crescimento natural”, frisa a profissional, que tem sete anos de experiência.

Antes do procedimento é feita a aplicação de produtos específicos, como o desidratador, primer e a base em gel. “Somente depois o esmalte em gel é aplicado, então a unha é finalizada com a aplicação do top coat em gel. Esse processo leva em média 1h30 e tem a durabilidade de 15 a 21, dias dependendo dos cuidados da cliente e de como ocorre o crescimento da sua unha.”

Para saber mais

APLICAÇÃO – A frequência das aplicações é variável. Mas em alguns casos é necessário um intervalo de 15 dias a cada duas aplicações para reduzir o risco de danos. Isso vai depender das características da unha. Se ela for saudável, segundo Tatiane, não há problemas em fazer a esmaltação sempre que for desejado.

REMOÇÃO – Para garantir a durabilidade da esmaltação em gel, a recomendação é evitar o uso de compostos químicos em contato direto com a unha, como produtos de limpeza, por exemplo. Nesse caso, indica-se o uso de luvas para proteção. “Quanto à remoção, é aconselhado que ela seja feita pela profissional, pois é usado o removedor específico para esmaltação em gel, que não danifica as unhas. Geralmente, quando a cliente retira em casa, ela usa removedor comum à base de acetona e papel-alumínio, o que deixa as unhas fracas e quebradiças. Porém, caso ela possua o removedor específico para esmaltação em gel, não há nenhuma contraindicação para fazer a remoção em casa”, diz a manicure. Também é importante, segundo ela, que o esmalte não seja arrancado a força. “Algumas pessoas possuem o hábito de puxá-lo, o que também danifica as unhas. Ao fazer isso, a cliente não só retira o esmalte, mas também a primeira camada de proteção natural da unha”, ressalta.

DIFERENÇA – A esmaltação em gel é diferente do alongamento em gel. Enquanto a primeira tem a finalidade de embelezar as unhas, a segunda visa alongá-las. Esta é feita com produtos específicos. Porém, nada impede que a esmaltação seja aplicada sobre o alongamento.