Dicas para decorar cozinhas pequenas

Com alguma imaginação e boa vontade, é possível decorar a cozinha

Foto: Divulgação


Nada mais desconfortável do que ficar esbarrando em tudo o tempo todo. E essa é a sensação que muita gente sente em uma cozinha pequena: que, a qualquer momento, pode acabar derrubando tudo no chão. No entanto, com alguma imaginação e boa vontade, é possível decorar a cozinha e deixá-la um pouco mais espaçosa.

•    Uma cozinha pequena precisa ser funcional, o que significa que, além de espaço para armazenamento, ela também terá locais para preparação dos alimentos e circulação. Portanto, escolher móveis que se encaixem bem no espaço é essencial. Pode valer a pena considerar um projeto de móveis sob medida, que aproveitará todos os cantinhos da melhor forma possível.

•    Para aproveitar ainda mais o pouco espaço, pode ser preciso explorar o cômodo verticalmente com prateleiras, nichos e armários suspensos. Para essas áreas, vale a pena investir em materiais que não acumulem gordura e possam ficar em ambiente úmidos.

•    É preciso evitar deixar acessório de cozinha e eletroportáteis em cima da pia e da bancada, pois eles podem tomar as poucas superfícies livres. Para tanto, é necessário uma boa dose de organização na hora de cozinhar. Logo após utilizar um eletroportátil, por exemplo, basta limpar e recolocá-lo no lugar correto. Assim, as superfícies ficam mais livres para a preparação dos alimentos.

•    Existem dois eletrodomésticos essenciais na cozinha: fogão e geladeira. Entretanto, um não deve ficar ao lado do outro, pois o calor do forno pode afetar o funcionamento da geladeira e danificá-la. É preciso tomar cuidado com a disposição destes itens na cozinha, de modo a evitar transtornos.

•    Cores claras ajudam a ampliar visualmente espaços pequenos, mas não é preciso ter uma cozinha completamente branca. Os acessórios decorativos podem ajudar a complementar o visual do cômodo, assim como revestimentos diferenciados.

•    Outro ponto importante em uma cozinha pequena é a iluminação. Se houver uma janela, ela não deve ser obstruída. Se não, será preciso criar um projeto de iluminação artificial eficiente e inteligente, que possibilite boa luminosidade, evitando acidentes. Ter luz em cima da bancada pode ser fundamental na hora de prepara um bom alimento.