Segredos dos apartamentos decorados

Apartamentos decorados proporcionam aos compradores uma visão real do bom aproveitamento do espaço

Foto: Divulgação


Quem procura um imóvel para compra muito provavelmente já visitou uma casa ou apartamento decorado. Sempre funcionais e bem planejados é muito fácil se encantar por seus ambientes, porém até que ponto eles são fidedignos aos imóveis oferecidos ou realmente podem servir como fonte de inspiração?

Na opinião da arquiteta Daniela Barranco Omairi os apartamentos decorados proporcionam aos compradores uma visão real do bom aproveitamento do espaço, pois com as mobílias ausentes o imóvel transmite a impressão incorreta do tamanho dos ambientes, além de sugerir ideias diferenciadas de como decora-lo.

Porém, as pessoas que veem nas visitas aos decorados a oportunidade de buscar inspirações devem ficar atentos a alguns cuidados, como cita Daniela. “A única maneira de saber se o que é visto realmente se aplica em sua casa é tendo o tamanho dos móveis utilizados e as dimensões do ambiente a ser decorado em seu lar. O mais correto é colocar o que foi visto no decorado em uma planta, em escala, de sua casa”, alerta a profissional.

Ainda levando em consideração os pontos cruciais no momento de analisar os apartamentos decorados, a arquiteta Marcia Campetti, do Estúdio Campetti, pontua a adaptação do espaço à rotina do comprador. “O importante é analisar se o que você possui é essencial para sua vida e se cabe naquele apartamento. Note sempre os espaços que sobrem de circulação e profundidade de armários e sofás. Deixar esse apartamento charmoso é fundamental”.

Segundo Tiago Campetti, também arquiteto do Estúdio Campetti, os decorados são feitos para impressionar e fazem bem seu papel, visitá-los sempre traz inspiração. “Apesar da beleza dos decorados, o mais importante é avaliar o apartamento e se sentir-se morando dentro dele. Precisamente cruze seu estilo de vida com o apartamento visitado. Exemplo: se a quantidade de armários é suficiente para tudo o que a pessoa tem ou se sobra armário demais”, comenta o profissional.

Outro motivo que atrai os consumidores para as visita são os descontos dados quando chega a hora de desmontar os ambientes. Daniela Barranco explica que “esses descontos variam muito de acordo com o plano que a construtora fez com os fornecedores, muitos deles realmente tem um preço bem diferenciado do encontrado no mercado”. Contudo os profissionais do Estúdio Campetti pontuam uma situação onde os descontos podem não ser tão bons quanto parecem: “depende, se o apartamento for todo instalado no local final pode valer a pena, porém se tiver que ser desmontado e transferido para outro local, pode ser um problema maior que o desconto”.

Por isso, não se deixe enganar apenas pela beleza. Inspirações são sempre bem-vindas, porém ter a certeza de que o decorado não é só bonito, mas sim compatível ao seu uso e necessidades é essencial.

Da Prime Comunicação