Mais do que um simples sofá

Hoje existem soluções que vão além da preocupação com formato

Foto: Divulgação


O curinga da decoração, o sofá, ganha ares tecnológicos que vão da ergonomia ao tecido. Tudo isso para atender um público cada vez mais exigente e antenado, que faz com que os fabricantes busquem novas possibilidades, que chegam ao mercado ano a ano.

Hoje existem soluções que vão além da preocupação com formato, conforto e beleza. Alguns acessórios fazem com que o móvel torne-se muito mais do que um local de descanso ou ponto de encontro com amigos e familiares.

Para a arquiteta Caroline Andrusko, da Perffectta Arquitetos Associados, a flexibilidade de composição se destaca. “Estão em alta opções de mesclar módulos com encosto e sem, chaises acopladas, puffs intercalados e integração de mesas nas pontas, além da possibilidade de serem retráteis. A gama de modelos com diferentes tamanhos de braços e nichos encaixados, com diferença de altura de encostos, nos mostram o desenvolvimento do produto no mercado de design mobiliário”. Concorda a decoradora Angela Russi. “Gosto muito dos em “L” para acomodar melhor as pessoas, e uso muito os retráteis para salas pequenas”.

Com inúmeras novidades fica cada vez mais trabalhosa a tarefa de escolher o móvel ideal, que vai muito além da beleza e conforto. Aliado a isto está a quantidade de acabamentos acessíveis ao consumidor. “Além da estruturação dos sofás, a possibilidade de mesclar diferentes texturas de tecidos em detalhes, como debruns de couro, estrutura em tecidos com tramas e o restante em tecidos mais lisos, entre outros detalhes, permitem personalidade ao ambiente do projeto”, destaca a arquiteta Eliza Schuchovski, da Perffectta Arquitetos Associados.

O sofá, um dos elementos mais importantes da sala, é ainda responsável por definir a decoração do espaço. “O sofá deve ser confortável e de preferência não muito profundo para que as pessoas possam manter uma postura correta e com os pés sempre no chão.”, comenta a decoradora Angela Russi.

Sem desconsiderar o conforto, item primordial na escolha do sofá, aliar design e tecnologia é uma saída recorrente por parte dos consumidores na escolha do novo local de relaxamento da sala. A escolha deve, no fim, atender ao desejo dos moradores, e estar alinhado com o perfil de quem vai usar o móvel.