Novas atitudes reduzem o consumo de energia com a geladeira

Alguns cuidados podem fazer toda a diferença na hora de pagar a conta

Dicas simples podem ajudar você a gastar menos energia elétrica
Foto: Divulgação


Veja mais notícias

Nos dias de altas temperaturas, a geladeira e o freezer são os eletrodomésticos mais usados. Abre e fecha a porta para pegar água gelada, gelo para o suco, sorvete, frutas. Enfim, neste calorão a gente quer consumir tudo geladinho. Mas você sabia que abrir demais estes utensílios podem gerar reflexo na conta de luz? Isso porque abrir demais o freezer e a geladeira desperdiça muita energia elétrica

No entanto,  algumas novas atitudes podem mudar sua rotina e podem reduzir os gastos. Lembre-se de descongelar o refrigerador regularmente. As camadas de gelo que se formam impedem a circulação do ar frio, consumindo mais energia. O local escolhido para a geladeira deve ser bem ventilado, distante de fontes de calor, como o fogão e a luz solar. Na instalação, mantenha distância mínima de 15 centímetros acima e abaixo do aparelho.

Passe uma folha de papel entre a borracha de vedação e a estrutura do refrigerador para testar. Se o papel deslizar é um sinal de que a vedação da porta não está funcionando. Essa falha acarreta aumento de consumo da energia porque permite maior entrada de ar quente. Neste caso, troque a borracha imediatamente.

Não coloque os alimentos ainda quentes diretamente na geladeira e regule o termostato de acordo com a estação do ano. As prateleiras do refrigerador devem permitir a livre circulação do ar frio. Portanto, nada de forrar as superfícies com plásticos ou papel.

Lembre-se: abra a porta quando já tiver certeza do que vai pegar. Quando viajar em férias, é muito importante descongelar o refrigerador e desligá-lo da tomada. Com estas dicas você mantém seus alimentos conservados, com a certeza de um consumo consciente!