Entenda as diferenças entre piso vinílico, laminado e de madeira maciça

Proprietário da Diventare Pisos explica sobre os três tipos de pisos

Existem diversos tipos de pisos para escolher para sua casa
Foto: Divulgação


No mercado de arquitetura e decoração, existem diversos tipos de pisos para escolher para sua casa. Dependendo do cômodo, do local e do tipo de moradia, alguns são mais indicados. Confira as dicas do proprietário da Diventare Pisos, Josias Scrock, que esclarece as diferenças entre os de madeira maciça, vinílicos e laminados. 

Madeira maciça

Considerado um revestimento de material nobre, o piso de madeira dá um efeito de mais aconchego e conforto, se comparado com outros. Esse tipo de piso precisa de um cuidado extra para limpeza e manutenção, para garantir a durabilidade do material. “No caso do nosso produto, o acabamento vem de fábrica com 9 camadas de verniz com óxido de alumínio e proteção UV, instalação com cola especial e manta que auxilia na redução de ruídos”, explica Josias Scrock.

Vinílico

Para quem quer trocar o piso de forma rápida, o piso vinílico pode ser uma boa opção. Ele possui uma instalação simples e geralmente pode ser aplicado sobre um piso já existente, desde que se tome alguns cuidados com a instalação no contrapiso. A composição de PVC puro na superfície traz resistência a riscos e é classificado como um material de alto tráfego. Quanto maior a espessura da camada superficial, maior a resistência.

Laminado

O piso laminado é indicado para áreas internas de projetos comerciais e residenciais, porém o cuidado que se deve ter com pisos laminados é principalmente em relação a umidade, seja ela oriunda de vazamentos e alagamentos ou mesmo de manutenção realizada com excesso de umidade no pano. “Apesar das vantagens pela praticidade na limpeza, o piso laminado possui pouco conforto acústico, se comparado com um piso de madeira maciça”, explica o proprietário Josias Scrock.

Segundo o proprietário da Diventare, cada tipo de piso possui pontos fortes e fracos, e a beleza e durabilidade também dependem do cuidado e uso de cada pessoa. Vale procurar uma loja especializada, que tenha referência no mercado, para entender as necessidades do cliente e escolher o tipo de piso adequado para cada projeto.