Como lavar e guardar as roupas de cama

Com a chegada do frio, cuidados com os edredons e cobertores são necessários

Cuidados com as roupas de cama
Foto: Divulgação


Estamos na estação mais fria do ano e, para garantir o conforto de todos da família, nada melhor do que estar com as roupas de cama de inverno limpas e livres de mau cheiro. Após longo tempo armazenados, os edredons e cobertores podem acumular ácaros e odores desagradáveis, além de mofo e bolor, o que pode causar alergias. Antes de guardar, também é importante que sejam lavados, para remover eventuais manchas ou sujeiras que podem se fixar nos tecidos, causando danos irrecuperáveis.

“Para higienizar esse tipo de roupa, nem sempre as máquinas de lavar residenciais são eficientes ou suportam o volume e o peso de edredons e cobertores, por isso é recomendável levá-los a lavanderias com tecnologias apropriadas”, explica a diretora executiva da Lavasecco, Maria Alzira Linares. A rede possui máquinas importadas de última geração e produtos específicos para cada tipo de mancha, proporcionando tratamento diferenciado conforme o tecido, o forro, o enchimento e o estado de conservação da peça.

Outro cuidado na armazenagem é evitar a umidade, que pode ocasionar manchas, mofo e odores. O ideal é usar embalagens a vácuo para guardar, que evitam a proliferação de fungos e conservam melhor as cobertas, além de economizar espaço no armário.