Home Office: tendência do momento

Recursos arquitetônicos possibilitam a organização de um escritório em casa, priorizando conforto e bem-estar

O conceito de Home Office é bem conhecido nas grandes cidades brasileiras
Foto: Divulgação


O conceito de Home Office é bem conhecido nas grandes cidades brasileiras, como uma opção interessante para quem quer unir praticidade e conforto. O escritório em casa soluciona problemas cotidianos causados pelo conglomerado urbano, possibilitando maior rendimento sem a preocupação com as enormes filas de engarrafamento ou transporte público, por exemplo. As vantagens são inúmeras, mas para poder usufruir de um espaço como esse, é preciso muita organização e planejamento.

O primeiro passo é selecionar um espaço seu, de preferência, que separe a área profissional do lar, e para isso é muito importante fazer o projeto com a ajuda de um arquiteto. “O ideal é um ambiente que tenha iluminação e ventilação natural, e se possível que fique um pouco mais isolado em função do barulho da rotina da casa”, relatam as arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske. “Caso necessite de mais silêncio, alguns recursos de isolamento acústico podem ser acionados para que o som externo não perturbe o local de trabalho”.

Mariana e Carolina destacam ainda que a funcionalidade é crucial para o sucesso do home office. Quem vai ocupar o espaço deve sentir prazer em estar lá, já que ele “compete” diretamente com o conforto de casa. “Armários de apoio que possibilitam guardar tudo que você precisa, priorizando o acesso fácil e um bom projeto luminotécnico, também faz total diferença no ambiente”, acrescentam as arquitetas.

Para a decoração é importante usar itens que ressaltem a personalidade do proprietário, seja através de fotos, cor das paredes e mobiliário, criando a identidade do local e proporcionando aconchego. “O resultado é extraordinário, pois sabendo aproveitar todos os recursos disponíveis, é possível conciliar muito bem casa e trabalho em um mesmo lugar”, finalizam.