Inovação em revestimentos

Novas ideias permitem o uso variado de materiais em revestimentos de paredes para compor ambientes harmonizados

Inovação em revestimentos
Foto: Divulgação


Pronto para receber, seja em salas de estar, em escritórios, cozinhas, banheiros, salas de espera, onde for, o revestimento está presente como aparato fundamental, determinando personalidade e estilo aos ambientes. As formas são as mais diversificadas, do tradicional ao moderno, do simples até verdadeiras obras de arte. A cada dia são reformuladas ideias utilizando-se de outros materiais, oferecendo inclusive configuração tridimensional. Esta tendência está em projetos da CASACOR Paraná 2017, cada qual se adaptando às necessidades propostas pelos arquitetos, designers e decoradores que participam da mostra.

O Bar Elementos, idealização da arquiteta Laryssa Rocha e dos designers de interiores Priscila Mileke e Filipe Dal Posso, busca representar através dos papeis de parede e dos pilares camuflados por pedras a sensação de estar dentro de uma caverna. Rústico e aconchegante, a empatia é gerada pela cartela de tons escuros criando a imagem de um local propício para o relaxamento. 

Arquiteta Michele Krauspenhar leva para mostra o Quarto da moça.
Crédito da foto: Marcelo Stammer.

Recorrer ao revestimento 3D para cobrir uma das paredes foi a estratégia escolhida pelas arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas para estabelecer elegância no espaço integrado entre a cozinha e a sala de jantar do Studio Container. O requinte é exaltado pelo fato de o ambiente ser criado dentro de contêineres, fornecidos pela Total Storage Brasil, o que torna a proposta mais atraente, sustentável e inovadora.

Nude, cinza e dourado, são cores que se destacam na Suíte da Moça, arquitetado por Michele Krauspenhar. Para complementar a composição da cena, a profissional optou por vestir as paredes com revestimento madeirado, transformando o local em um refúgio aconchegante e delicado.

Apostando também no encanto da madeira, a arquiteta Samara Barbosa acrescenta em seu Home Theather painéis revestidos em veludo, que além de charme e beleza, entregam melhora na acústica oferecendo prazer em assistir.

O uso de tecidos em paredes já é prática recorrente, pois além da sofisticação, a sensação de conforto é ampliada e o aconchego é valorizado. O espaço Estar e Jantar da arquiteta Viviane Loyola demonstra bem esse resultado. A paleta de cores claras realça o requinte e harmoniza o conjunto. Além desse revestimento, um dos grandes destaques do espaço é o belíssimo mármore Ariston, da NPK, um dos mais nobres e exclusivos mármores brancos provenientes da Grécia. De fundo branco, tonalidade uniforme e sutis veios acinzentados, inspira beleza e muita sofisticação. Ele foi inserido em volta da lareira e ao redor da televisão.

Home Theather de Samara Barbosa, acrescentando conforto, bem estar e tecnologia. 
Crédito da foto: Marcelo Stammer.

O papel de parede instalado no teto foi planejado pelas arquitetas Fernanda Menosso Raitani e Flávia Meyer, juntamente com a designer Priscila Gabrielly para a Sala de Troféus. Neste contexto, além de alternativo e contribuir com a aparência, proporciona efeito diferenciado, evidenciando a beleza do lustre central. O mobiliário preto foi realçado com os toques em verde petróleo das almofadas e dos nichos das estantes.

No espaço Mels Brushes Home Fragrances, da arquiteta Eliana Cunha, as pastilhas de madeira instaladas pela Formighieri Pisos & Móveis, atrás do balcão central, destacam-se pela irreverência das tonalidades, transmitindo requinte e beleza rústica. Ao redor das pastilhas, o revestimento em couro ecológico da Adornié Ambientes complementa de forma sofisticada.

Pensando exclusivamente em proporcionar conforto e acessibilidade, a designer Jane Rocha e a arquiteta Suzane Simon anunciam o Hall de Circulação e Toillette Social. O ambiente é automatizado, funcional e luxuoso, revestido com uma parede retroiluminada e aplicação do Wovin Wall, da 3Form, instalado pela Sunfix Proteção Solar e Acabamentos, resultando em um  incrível visual clean, em meio a muito charme.

Estar e jantar é uma proposta de integração de ambientes estruturada por Viviane Loyola.
Crédito da foto: Marcelo Stammer.

Trazendo o jardim vertical para a área interna, as placas de gesso em 3D deixam ainda mais charmoso o projeto Living Principal, das arquitetas Ana Cláudia Marini e Camila Martinez. Inovadora, a formula é simples e ao mesmo tempo sofisticada, garantindo a quem contempla a leveza de um espaço externo, mesmo estando em um ambiente indoor.

A Brinquedoteca e Parquinho Infantil, da arquiteta Jaqueline Siebert, apresenta um jogo de xadrez montado com revestimentos. O lúdico tabuleiro é todo desenhado com a composição quadriculada dos porcelanatos Wire Black e Wire Gris, da Impermix.

Já o Lavabo Funcional da CASACOR Paraná, assinado pelas designers de interiores Janaína Marques e Jennyfer Gotardo, foi revestido com o porcelanato Lumina DGR, um lançamento da Impermix. O material está no piso e na bancada.


PAOLA SEVERO

paola.severo@gaz.com.br