Decor de verão e suas particularidades

Projetar uma casa de veraneio exige cuidados específicos para compor um ambiente funcional e relaxante

Decor de verão e suas particularidades
Foto: Divulgação


Um dos desafios da arquitetura e design de interiores é a concepção de projetos com uma finalidade específica, como as casas de veraneio. Projetar um espaço como esse exige o cuidado de unir funcionalidade, beleza e características específicas que garantam que o cliente tenha um local para relaxar e aproveitar os dias mais quentes.

Os arquitetos Sérgio Valliatti Jr. e Luciana Tomasi Patrão explicam que o grande diferencial de projetar uma casa de verão é atender à necessidade do cliente tendo como principal foco o seu relaxamento. “Alguns pontos são importantes, é preciso elaborar ambientes mais ventilados e iluminados, sem incidência direta do sol”.

Também precisa existir uma preocupação com a paisagem do entorno. “É sempre interessante pensar em espaços mais voltados para a área externa, especialmente quando a casa fica próxima do mar ou montanha. Ambientes integrados vêm com tudo no decor de verão, porque potencializam a convivência entre moradores e visitantes”, explicam.

A decoração também precisa ser elaborada de maneira diferenciada em projetos de verão. “A atmosfera dos ambientes tende a ser mais casual, com elementos rústicos e despojados, em tons mais claros e repousantes. É bom lembrar que o uso correto da cor influencia no humor dos moradores”, comentam Sérgio e Luciana.

Confira abaixo alguns projetos que ilustram bem a proposta de um decor para o verão.