Cinco dicas para usar lustres no decor

Além de contribuir com o projeto luminotécnico, também funcionam para dar um toque especial na decoração

Lustres no decor
Foto: Divulgação


A iluminação é uma parte fundamental de qualquer projeto de interiores, para deixar os ambientes mais acolhedores e aconchegantes. Dentro dessa proposta, os lustres são acessórios que, além de contribuir com o projeto luminotécnico, também funcionam para dar um toque especial na decoração.

Algumas dicas são válidas ao investir nos lustres:

1. Não se limite à sala de estar. Os lustres também podem ser bem aproveitados em outros ambientes, incluindo áreas externas.

2. O volume do lustre deve ser escolhido em relação ao ambiente em que ele será instalado. Portanto, se o espaço não for muito grande, a peça também deve ser mais discreta.

3. Ao optar por um lustre mais chamativo, permita que ele seja o centro das atenções do decor, mantendo o restante da composição do ambiente mais neutra.

4. Existem vários estilos de lustres no mercado atual: os clássicos, românticos, modernos. Opte por um modelo que converse com o restante da decoração, para manter a harmonia no espaço.

5. Se o lustre for colocado acima da mesa de jantar, é importante se certificar de que a iluminação fica bem distribuída por toda a extensão da mesa.

Veja abaixo uma seleção de projetos das arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske em que os lustres são protagonistas do decor.