Como escolher o tapete certo

Algumas dicas profissionais facilitam a escolha certeira desse item de decoração essencial para deixar a casa mais aconchegante

Como escolher o tapete certo
Foto: Divulgação


Poucas peças fazem tanta diferença em um espaço como os tapetes. Em diferentes formatos, texturas, tamanhos e cores, eles são capazes de mudar o estilo do ambiente, além de proporcionarem uma atmosfera de aconchego. Mas é importante observar algumas dicas antes de escolher um tapete para chamar de seu.

Elica Santos, proprietária da Moriah Tapete, que tem showroom na Villa Batel Decor, explica que o formato do tapete depende muito do ambiente onde ele será inserido. “Geralmente usa-se a forma retangular em salas de estar e jantar e até mesmo em quartos. Mas pode ser utilizado também tapetes quadrados e redondos. Tudo depende mesmo da forma como o cliente ou o profissional planejou inseri-lo”.

Considerar o espaço é essencial para não errar com um tapete grande ou pequeno demais. “Sempre aconselhamos e usamos como regra sobrar 10 cm de tapete de cada lado do sofá e poltronas. Assim cria-se um tapete que irá envolver a sala e todos os móveis delimitando um espaço”, explica Elica.

A peça também deve ser pensada em relação à decoração. “Quando temos um ambiente mais carregado de informações, aconselhamos tapetes mais neutros ou mais lisos. Se o ambiente é mais clean ou as cores são mais neutras podemos arriscar com um tapete que complemente o espaço trazendo as cores e estampas”, orienta Elica.

Veja abaixo algumas inspirações de tapetes: