Projeto adequado assegura bom desempenho de ar condicionado

Com o inverno setor tem intensa procura por ar condicionado para aquecimento de ambientes

Foto: Divulgação


Mesmo não sendo a única opção para aquecimento no mercado, o ar condicionado cumpre bem essa função nos períodos de temperaturas mais baixas do ano. O alerta, no entanto, é de que o investimento só vai valer a pena se houver um adequado cálculo de área para a sua utilização e uma correta instalação e manutenção. A orientação é da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav).

O equipamento do tipo Split quente e frio pode ser uma ótima opção para quem deseja um aquecimento mais rápido, além de ser um aparelho que atende às suas necessidades tanto no verão quanto no inverno. O equipamento é silencioso, tem bom rendimento e tem a vantagem de ser usado como circulador de ar.

Foto: Divulgação

"Primeiramente, é preciso fazer um levantamento da carga térmica do local a ser climatizado, para identificar qual equipamento melhor se adapta à sua necessidade. Depois, deve-se escolher uma empresa credenciada, para que a instalação siga conforme as normas existentes. No momento da escolha do equipamento, é importante dar preferência para modelos 'Inverter', por serem mais econômicos", destaca Sérgio Helfensteller, diretor institucional da Asbrav e presidente do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviço no Segmento de Refrigeração, Aquecimento, Climatização e Ventilação do Estado do Rio Grande do Sul (Sindratar-RS).

Os cuidados com o aparelho seguem após a compra. Para garantir uma melhor utilização do equipamento, é imprescindível a realização de manutenções periódicas, conforme orientações do fabricante.