Dicas para aproveitar melhor o espaço em ambientes pequenos

É possível transformar o ambiente cuidando mínimos detalhes que fazem ele ser melhor aproveitado

Foto: Divulgação


Quem mora em uma casa ou apartamento pequeno pode sentir mais limitações na hora de fazer qualquer mudança, como uma reforma. Porém, essa pode ser uma excelente maneira de ganhar espaço. 

Além disso, não é mais preciso se preocupar com o tempo e os resíduos. Existem no mercado alternativas para as tradicionais reformas, como o drywall. “Essa técnica necessita de 75% menos trabalhadores na obra e garante uma produção três vezes mais rápida”, afirma a arquiteta Helena Rodrigues, Diretora de Engenharia da Gyp Group - antiga Brasgips, da qual faz parte a GypCenter, rede de varejo de materiais de construção a seco.

LEIA MAIS

Bancada 

Para quem mora em espaços que não são delimitados entre a cozinha e a sala, vale a pena investir em uma bancada para separar esses ambientes. Isso ocupa menos espaço do que uma mesa no meio do cômodo e tem dupla funcionalidade, serve como mesa para as refeições e bancada de cozinha. 

Altura do ambiente 

Em ambientes de pé direito alto, uma solução interessante é criar um mezanino ou depósito. Para isso, é possível instalar uma escada para poder atingir esses locais e ter total praticidade para armazenar o que quiser. 

Integrar ambientes

Portas e paredes, por mais finas que sejam, a ajudam a diminuir o espaço disponível. Nesse sentido, vale investir em prateleiras e outros itens funcionais que, além de garantir uma sutil divisão, também servem como armazenagem. 

Escadas

Para quem mora em residências de dois andares, como os sobrados, a dica é aproveitar o espaço existente embaixo da escada. Esse vão pode servir como adega, armário, estante de livros e dispensa. Dependendo do restante da decoração, o espaço pode ser recoberto por diversos tipos de material, incluindo madeira. 

Revestimento claro 

Os tons claros ajudam a dar noção de amplitude aos ambientes. Então, se a ideia for mudar o estilo da decoração, a dica é apostar em revestimentos claros para as paredes. Algumas ótimas opções são os revestimentos de madeira e os de mármore. 

No caso do piso, a dica é optar por cerâmicas grandes que ajudam ampliar o ambiente. Além disso, é importante não ter rodapés e deixar a parede da  mesma cor que o chão. Isso ajudará a dar mais unidade ao ambiente, contribuindo para a sensação de amplidão.

Janelas 

É preferível ter janelas grandes, principalmente em ambientes menores. Ao garantirem maior iluminação natural, eles dão a sensação de que o cômodo é maior, mesmo sem alterar de fato o tamanho. Ao colocar as cortinas, é importante utilizar um trilho mais próximo possível do teto e um modelo de tecido que vá até o chão. Cortinas pequenas encurtam a visão de quem olha para a janela e, nesse caso, podem não ser a alternativa mais elegante.