Como organizar e aproveitar espaços pequenos

Nem sempre é possível ter todo o espaço que gostaríamos em nossa casa

Foto: Divulgação


Morar em um lugar pequeno pode até ser vantajoso por algumas razões; menos lugar para limpar, menos preocupações... porém, os desafios podem não ser pequenos. Como fazer caber tudo que temos ou então decorar? Veja como economizar espaço e deixar seu ambiente mais organizado com algumas dicas. 

Branco e Espelhos

Foto: Divulgação

Pinte as paredes na cor branca e use espelhos em paredes opostas a eles. Isso dará uma aquela sensação de um espaço maior.

Potes pequenos

Sabe aqueles potes para guardar temperos e pequenos objetos? A ideia é fixar a tampa deles na parte inferior de uma prateleira com um prego, imã ou fita dupla face. Dessa forma, vai sobrar espaço nos armários da cozinha.

Eletrodomésticos de parede

É possível encontrar em lojas, torradeiras e máquinas de café que podem ser fixadas na parede. Com essa utilidade, você aproveita o espaço vertical da sua casa. 

Potes transparentes

Foto: Divulgação

Cereais, amendoins, aperitivos salgados, biscoitos e coisas do gênero, podem ser colocadas em potes transparentes. Na hora de procurar, não será preciso abrir um por um para encontrar, o que vai manter a comida fresca e evitar acúmulo de embalagem aberta nos armários.

Ganchos

Foto: Divulgação

Na cozinha, eles podem servir para pendurar panelas, talheres e toalhas. Assim, você aproveita o espaço em armários e gavetas.

Aproveite cada canto

Não deixe os cantos inutilizados. Use mesas de canto, prateleiras, ali cabem peças de arte, decorações e até mesmo um pequeno home office.

Sofás multifuncionais

Foto: Divulgação

Camas que viram sofás são uma excelente opção, pois podem facilmente acomodar suas visitas e economizar espaço! Assim você não vai precisar ter um quarto de visitas.

Mesas de centro práticas

Foto: Divulgação

Se for uma opção possível para sua casa, prefira mesas que também sirvam como nichos para livros, controles remotos ou cobertinhas. Para acrescentar uma terceira função a mesa, cole um papel contact fosco na parte de cima dela, o que formará um local para anotar recados.

Puffs com baús

Além de serem úteis para economizar espaço, também possuem uma função dupla. Eles podem ser usados como mesa lateral, mesa de centro, encosto para os pés, baú para mantinhas, sapateiras ou assento extra. Perfeito!

Nichos e gavetas nas camas

Foto: Divulgação

Dá para guardar edredons, toalhas, cobertores, lençóis e mais, vai liberar espaço no guarda-roupa.

Fonte: Apoio HBB