Ar-condicionado no verão: vantagens e cuidados

Um sistema bem dimensionado, adequado às necessidades de cada ambiente, faz muito mais do que simplesmente resfriar

Foto: Divulgação


O uso do ar-condicionado sempre aumenta no verão, e isso traz diversas discussões sobre prós e contras dessa intensificação. O que primeiramente se pode fazer para garantir mais prós do que contras é ter certeza de que o sistema de ar-condicionado foi bem projetado, pensando em diversos aspectos de qualidade energética e do ar.

Um sistema de ar-condicionado bem dimensionado, adequado às necessidades de cada ambiente, faz muito mais do que simplesmente resfriar. Apesar de ser esta a sua principal função, o controle de temperatura é apenas uma das características que o ar-condicionado possui, como:

Auxilio na prevenção contra insetos - No verão, se intensifica a população de pernilongos, mosquitos e outros insetos em geral, muitas vezes transmissores de doenças graves. Isso se dá por conta do tempo quente e úmido que propicia maior população. Em um ambiente climatizado, o ar-condicionado proporciona uma temperatura agradável, que reduz a presença dos insetos no ambiente, e gera o afastamento desses. Além do fato de que com portas e janelas fechadas se reduz a possibilidade da entrada desses insetos dentro do ambiente.

Purificação do ar - Um sistema de ar-condicionado bem projetado, e segundo as normas vigentes e adequadas para cada tipo de aplicação, reduz a presença de material particulado no interior dos ambientes. A filtragem adequada reduz a entrada dos poluentes externos, principalmente aquelas geradas pela poluição dos veículos, assim como outros tipos de partículas originadas no ambiente interno. A proliferação de fungos, bactérias e outros alergênicos são inibidos de proliferação pela temperatura dentro dos limites da aplicação para conforto humano.

Dióxido de Carbono - A renovação de ar interior com ar exterior filtrado reduz a presença de dióxido de carbono, gás inerte que de acordo com estudos, quando metabolizado pelos nossos pulmões e em altas concentrações, acima de 1.000ppm (partes por milhão), influencia nos processos cognitivos. A  má qualidade do ar relaciona-se com a dificuldade de tomada de decisão. A filtragem possibilitada pelo ar-condicionado reduz essa situação, pois permite que haja uma renovação adequada e consequentemente melhora a qualidade do ar interno.

Projetos e manutenção - O dimensionamento de um sistema de ar-condicionado passa sempre pela elaboração de um projeto. Na construção de uma residência, seja apartamento ou casa, comércio em geral, shoppings centers, hospitais, laboratórios e outras aplicações, faz-se necessário o desenvolvimento de um projeto. A empresa projetista e o proprietário do empreendimento irão desenvolver a melhor solução de climatização levando em consideração: investimento, eficiência energética, manutenção, vida útil dos equipamentos, e outros quesitos, procurando aquela que melhor se adeque ao perfil de operação da construção. Atenção especial deve ser dada à manutenção para preservação do patrimônio e dos equipamentos. Uma manutenção adequada, segundo as exigências do PMOC irá manter as condições climáticas internas e a qualidade do ar dentro dos parâmetros estabelecidos no projeto.