Cores de pisos para quarto: como escolher?

Primeiro, tenha em mente que o conforto térmico é um dos pontos principais na escolha do piso do quarto

Foto: Divulgação


Ao iniciar o planejamento da reforma da sua casa ou, mais especificamente, do seu quarto, você já parou para pensar na importância da cor do piso para o novo ambiente? Parece um detalhe simples, não é mesmo? Mas saiba que ele faz bastante diferença no resultado final. Escuro, claro, amadeirado, branco, colorido: afinal, existe uma fórmula ideal para a escolha da cor do assoalho? Bem, fórmula específica não existe, mas algumas dicas podem ajudar na escolha adequada. Confira!

Como decidir a cor do piso do quarto? 

Primeiro, tenha em mente que o conforto térmico é um dos pontos principais na escolha do piso do quarto. Pisos com padrão visual semelhante à madeira - como os laminados e vinílicos - acabam sendo as principais opções para quartos por serem econômicos e bonitos. Os pisos de madeira original também são boas escolhas, mas acabam impactando um pouco mais no orçamento da reforma. 

Pense também na cor do piso do cômodo que se interliga ao quarto. Por exemplo: se o seu quarto é interligado a um corredor, e entre os dois ambientes não há uma separação física (como uma porta), as cores dos pisos precisam conversar entre si para que haja uma harmonia. 

Piso escuro ou piso claro? A tonalidade deve levar em conta a proposta do ambiente. Os pisos claros dão sensação de amplitude ao quarto, fazendo com que ele pareça maior. Se o cômodo recebe luz natural, essa sensação parece ainda mais intensa. Dá um ar clean e leve ao local, permitindo destacar itens especiais do mobiliário. No entanto, os cuidados com a manutenção devem ser mais intensos, visto que o piso mais claro “mostra” mais o acúmulo de poeira e de sujeira. Já o piso mais escuro traz um ar clássico e elegante, e proporciona excelentes composições com móveis mais modernos. 

Para quem deseja ousar um pouco mais e tentar pisos coloridos de fato, tons de azul caem muito bem em dormitórios. Beges também são lindos, mas precisam de um pouco de criatividade na decoração para não ficarem sem graça. O cinza claro também funciona super bem e é considerado o novo neutro.