Como deixar as roupas livres de mofo por mais tempo

Confira dicas de cuidados para manter as peças limpas

Foto: Divulgação


Aos poucos o friozinho começa a aparecer e os primeiros casacos saem do armário. É nesta hora que muitas vezes vem o susto: aquela peça que aparentemente estava limpa agora está mofada. Ou então fica quase impossível de vestir o casaco preferido por causa do cheiro de “guardado”. Para evitar que isso aconteça é importante ficar atento a algumas dicas.

A primeira delas é sempre ter o cuidado de lavar as roupas antes de colocar no armário. “É o que chamamos de lavagem de fim de estação”, explica o proprietário da Lave Express, Flávio Dutra. Quando a temperatura muda, também é importante fazer uma revisão geral nas peças. “É interessante verificar o estado das roupas. Aquela que ficou meses sem uso jamais deve ser vestida sem lavar, pois pode causar alergia”, alerta Dutra.

Entre os fatores que podem causar manchas ou mofo nas roupas estão a poeira, chuva e líquidos derramados. “Às vezes a pessoa molhou a peça e guardou úmida, ou foi numa festa e derramou bebida, mas nem percebeu. Tudo isso pode causar mofo com o passar dos dias”, detalha.

Outra dica para evitar problemas no armário é investir nos desumidificadores, vendidos em diversas lojas e até mesmo em supermercados. A caixinha deve ser colocada dentro do guarda-roupas e irá sugar a umidade. O produto dever ser substituído em média a cada um ou dois meses, sugere Dutra, ou quando o conteúdo interno, que é sólido, se transformar em líquido.

Mais dicas

  1. Peças feitas em couro também precisam ser higienizadas. Na Lave Express elas passam por um processo artesanal de limpeza, no qual a água é usada minimamente, e todo trabalho é manual. Por fim, é aplicado um produto que irá hidratar e dar viço às roupas de couro.
  2. As peças podem ser armazenadas dentro de capas, mas é importante que elas sejam de tecidos leves ou TNT, que possibilite a passagem de ar.
  3. Cobertores também devem ser levados para a lavanderia e este é o momento ideal por conta da troca de estação. Fazendo isso, quando uma visita chegar, você terá garantia de oferecer roupas de cama limpas e cheirosas.
  4. Casacos de lã batida devem ser higienizados por meio da lavagem a seco, o que garante maior durabilidade da peça.


LUA RODRIGUES

luana@gaz.com.br