Como utilizar o vinagre além da cozinha

Além de tempero, o produto pode auxiliar nas atividades de limpeza

Foto: Divulgação


Como um líquido com um cheiro forte – não muito agradável – pode ajudar na limpeza? Ele não era somente um tempero? Mas não, o vinagre vai bem além da salada e tem vantagens: é barato e respeita o meio ambiente. Afinal, onde e como o vinagre pode ser usado?

  • O vinagre é um incrível removedor de cheiros ruins, como mofo ou cigarro. A substância é capaz de agir contra estes odores. O ideal é usar ele quase puro ou com pouca água na mistura. Um borrifador é um bom aliado para aplicação.
  • Quando não aguentamos mais esfregar a panela, lá está ele para salvar as unhas feitas. Neste caso, coloque água e quatro colheres de vinagre, deixe ferver, espere esfriar e lave novamente com a esponja.
  • Além da panela, o vinagre auxilia também na limpeza do azulejo ou do fogão engordurado. Tire o excessso da sujeira, coloque vinagre sobre a área que deseja limpar e deixe por 15 minutos. Aí sim comece a limpeza, esfregue com sabão neutro e uma esponja não abrasiva. Grelhas ou churrasqueiras também podem ser limpas com vinagre.
  • O mesmo efeito desengordurante funciona também na geladeira, onde pode ser usado à vontade. Passe com um pano. O mesmo funciona no microondas.
  • Nas roupas o vinagre é um super aliado do amaciante. O líquido deixa as peças mais macias e higienizadas. Isso vale para todos os tipos, até mesmo banho e cama. Além de auxiliar na limpeza de peças brancas.
  • Roupas novas, que podem soltar tinta, podem ser colocadas de molho no vinagre durante 20 minutos. Depois lave normalmente.
  • Em peças de academia ele ajuda a retirar o odor de suor que fica, muitas vezes mesmo depois de lavadas. Neste caso, acrescente uma xícara de vinagre junto à água na máquina de lavar.
  • Vinagre e detergente neutro é uma misturinha que vai salvar o seu tênis. Passe na peça e deixe agir por alguns minutos, depois retire com um pano úmido.
  • No guarda-roupa, retire os objetos e passe um pano seco para remover a poeira. Em seguida, passe outro pano, dessa vez úmido com água e vinagre. Neste caso ele age como bactericida e evita a formação de fungos. Guarde as roupas após secar.
  • Limpar vidros e persianas é mais fácil com vinagre. No caso das cortinas, use uma meia ou um pano enrolado na mão, molhe a ponta no vinagre e passe na persiana. Já nos vidros misture duas colheres de sopa de vinagre em dois litros de água morna. Borrife na área desejada para limpar e então passe um pano. O mesmo vale para espelhos.
  • Lustrar móveis? Misture em partes iguais vinagre e óleo de cozinha. Resultado: móveis com um brilho natural e até mesmo sem riscos na madeira.
  • Tapete ou carpete manchados? Um medida de vinagre, uma de água morna e um pouco de bicarbonato por cima. Deixe agir por 10 minutos e escove. Pronto!
  • Mais uma vez o produto aparece como a opção mais barata: para a limpeza de ralos. Uma xícara de vinagre e um copo de bicarbonato de sódio, coloque no ralo e deixe agir. O local vai ficar limpo e desentupido.

Vinagre deixa cheiro?

Sim, mas nada muito forte e não permanece por muito tempo. Caso não queira o cheiro muito forte, misture sempre na proporção um por um com água. Uma gota de óleo essencial ou até mesmo um pouquinho de amaciante de roupas ajudam a deixar o cheiro mais agradável.


MARÍLIA NASCIMENTO

marilia.nascimento@gaz.com.br