Como utilizar o bicarbonato na limpeza da casa

Se na culinária ele ajuda na fermentação de bolos, na limpeza da casa ele pode ter mil e uma utilidades

Foto: Divulgação


O bicarbonato de sódio é grande aliado dentro de casa. Se na culinária ele ajuda na fermentação de bolos, na limpeza da casa ele pode ter mil e uma utilidades. Assim como o vinagre, o bicarbonato de sódio pode ser protagonista na faxina removendo manchas ou desentupindo a pia, por exemplo.

PANELA MANCHADA

A panela manchou quando você fez aquela comida no fogo alto? Coloque bicarbonato na esponja úmida junto com detergente e esfregue a área queimada. O mesmo procedimento pode ser aplicado em peças de inox do fogão. Mas, se a mancha não sair, misture bicarbonato com água quente e cubra a panela, ou o recipiente manchado, e deixe agir por 10 minutos. Depois de esfriar, lave a peça novamente com bicarbonato e detergente.

PAREDE RABISCADA

Se você tem um artista em casa que gosta de fazer a obra de arte direto na parede, o bicarbonato vai ajudar. Adicione o pó em uma esponja úmida e esfregue delicadamente. 

REJUNTE ESCURECEU?

O rejunte dos azulejos já não está mais na cor original? Misture bicarbonato e água oxigenada. Use uma escova para aplicar e depois remova com um pano.

CHULÉ

Suor e sapato fechado é certeza de cheiro ruim. Para amenizar o chulé, coloque bicarbonato dentro dos sapatos, deixe assim por um tempo. Depois tire o excesso do pó e limpe com um pano seco.

ASSADEIRA

Fez aquela lasanha ou a pizza cheia de queijo e a assadeira ficou com restos? Antes de lavar, adicione a mistura de água quente e bicarbonato, igual a da panela. Deixe agir e quando esfriar, lave normalmente.

PIA ENTUPIDA

O bicarbonato acaba com o excesso de gordura e restos de alimentos que podem estar obstruindo o ralo da pia da cozinha. Para limpar, coloque uma mistura de 200 mililitros de vinagre, água e bicarbonato de sódio. Vale repetir a aplicação semanalmente. 

FORNO E FOGÃO

Para limpar o forno ou o fogão, misture uma colher de bicarbonato em meio litro de água quente. Com um pano espalhe na área que deseja limpar, depois esfregue com uma esponja macia e enxugue com um pano seco.

GELADEIRA

Água, bicarbonato e sabão é a mistura perfeita para limpar o interior da geladeira. E se o problema for o cheiro de comida, coloque um potinho aberto com bicarbonato no interior. Troque a cada três meses.

POTES

O pote de plástico manchou com molho de tomate ou feijão? Esfregue o local com uma mistura de suco de limão e bicarbonato. Se o problema for o cheiro, deixe o pote de molho com água e bicarbonato por 30 minutos.

ROUPAS

Quando for lavar roupas claras acrescente uma colher de bicarbonato junto no sabão. A mistura ajuda a branquear o tecido.

CORTINA DO CHUVEIRO

Para limpar e desinfetar a cortina do box do banheiro aplique bicarbonato de sódio com uma esponja limpa e úmida, ou ainda pode usar um pincel. Esfregue e enxágue. Deixe secar bem.

ESPONJA

As esponjas, que tanto aparecem nas dicas, também podem ser higienizadas com bicarbonato. Para remover o mau cheiro, mergulhe a esponja em uma solução de um litro de água com quatro colheres de sopa.

MICRO-ONDAS

Polvilhe bicarbonato em uma esponja úmida e limpe suavemente dentro e fora do microondas. Exangue bem.


MARÍLIA NASCIMENTO

marilia.nascimento@gaz.com.br