Eliminando as incômodas manchas das roupas

Peças manchadas dão “aquele ar” de desleixo que ninguém gosta de ter

Foto: Reprodução


Que a aparência é um cartão de visitas em qualquer lugar todo mundo sabe! Mas, cuidar para que essa imagem seja bem transmitida é um esforço que também passa pelo nosso guarda-roupa ou closet. Afinal, roupas limpas e bem-passadas incrementam ainda mais o visual de qualquer pessoa. Quem nunca colocou uma peça sem perceber que está manchada e descobriu depois? Mas, como evitar esse constrangimento? Afinal, ninguém gosta de passar aquela sensação de desleixo com a aparência pessoal e muito menos com as roupas.

Inevitáveis, essas manchas surgem sem nem ao menos percebermos, com um pinguinho de molho, o uso de um cosmético, ao encostarmos em superfícies sujas, com a caneta e de tantas outras maneiras. O pior é quando a mancha está naquela peça "queridinha" do guarda-roupa ou naquela camisa branca supernecessária para criar inúmeros looks. Por isso, se quisermos compor bem o visual, é fundamental cuidar da lavagem da roupa e da maneira certa de manter as peças lindas e sem manchas.

Cristiane Ayres, Gerente de P&D da Casa KM - fabricante de produtos de limpeza e higiene -, aconselha que as manchas sejam eliminadas rapidamente antes que sequem e fiquem mais difíceis de remover. “Para evitar danos ao tecido não esfregue exageradamente e não utilize objetos com cerdas, como escovas”.

Quem costuma fazer a compra dos produtos de limpeza nos supermercados sempre fica com uma dúvida: qual a diferença entre os removedores de manchas para roupas brancas e para coloridas? Ayres explica que separar as roupas por cores já é um processo normal da lavagem para evitar manchas, em função de possíveis migrações de corantes. “Além disso, existem tira-manchas indicados para cada caso, pois as roupas demandam cuidados específicos. Por exemplo: a fórmula para roupas brancas contém branqueador, que facilita o processo de clarear a roupa branca já que ela tende a amarelar com o tempo. Já o tira-manchas para roupas coloridas não necessita do branqueador e remove as manchas sem a necessidade de esforço, mantendo-as novas por mais tempo”.

Outra dúvida muito frequente é como utilizar o produto; se é necessária água quente, quando deve ser colocado direto na mancha ou acrescido à máquina?

“Ambos os formatos (líquidos ou em pó) possuem tecnologias para ação e remoção das manchas com resultados finais similares. O formato líquido é recomendado para uma pré-lavagem, sendo aplicado diretamente sobre as manchas e com tempo de ação de cinco minutos para remoção. Na sequência, as roupas devem passar pelo processo de lavagem tradicional. Já o formato em pó pode ser diluído em balde com água quente a 40 °C, mantendo-se as roupas em molho por no máximo uma hora antes de seguir com o processo de lavagem tradicional. Também pode ser misturados ao detergente para roupas no dispenser das máquina para proceder com o processo de lavagem tradicional. Mas antes de usar qualquer produto é sempre necessário ler o rótulo e também seguir as recomendações de lavagem presentes nas etiquetas das roupas”, recomenda Ayres.