Seis motivos para limpar os estofados com frequência

Os materiais acumulam muitos ácaros, fungos e poeiras, que podem trazer riscos a saúde de quem entra em contato

Foto: Divulgação


Convivemos diariamente com o conforto dos estofados, seja em casa ou nos locais que frequentamos. É preciso cuidar bem deles, já que podem acumular alguns perigos. Listamos cinco motivos para fazer regularmente a limpeza dos estofados. Confira!

1- Reduzir as chances de desenvolver alergias

Pessoas alérgicas têm mais chances de desenvolver asma, sinusite e outras doenças. Os estofados acumulam ácaros e poeira, a falta de limpeza desse tipo de móvel pode desencadear crises alérgicas terríveis. Se você tiver bichos de estimação que csotumam se aconchegar no sofá ou na poltrona, a situação pode se tornar ainda mais grave.

2- Proteger a família da asma

Um estudo divulgado pela Revista Reader’s Digest conta que mais da metade das casas têm seis alérgenos detectáveis, e o restante das residências têm pelo menos três. Asma e alergia costumam ser hereditárias, mas a presença dos alérgenos aumenta as chances de essas doenças se desenvolverem.

3 – Porque os ácaros se escondem

Os ácaros não apenas são aracnídeos terríveis, como sabem se esconder muito bem, mesmo depois de mortos. Um sofá, tapete ou bicho de pelúcia pode parecer limpo, mas conter sujeiras microscópicas (daí a importância de guardar bichos de pelúcia no armário, em vez de deixá-los expostos em prateleiras). Os ácaros se escondem ainda melhor no verso de poltronas, que não costumam receber um pano úmido com frequência. Por isso, a limpeza precisa ser total.

4 – Porque ficamos vulneráveis à noite

Não tem jeito: a verdade é que passamos cerca de um terço de nossa vida no quarto, dormindo, praticamente indefesos. Já os ácaros não descansam. Depois de adormecer, não nos importamos muito com o ar que respiramos, embora possamos sentir o efeito depois de acordar, normalmente com uma crise de espirros. Além de especial cuidado com o colchão e os travesseiros, quem tem sofá, almofadas, poltrona, pufe, tapete ou cortina no quarto deve mantê-los sempre bem limpos.

5- Idosos e crianças são os mais afetados

Crianças pequenas e pessoas idosas são as principais vítimas de doenças respiratórias, especialmente no inverno. São eles os que mais sofrem com um ambiente empoeirado, e, por isso, são também os que mais têm a ganhar com um lar livre de ácaros.

6- Conservar o seu patrimônio

Quanto mais você adia a limpeza dos seus estofados, mais você reduz a vida útil deles. A vida útil do seu estofado está ligada a diversos fatores. Qualidade do material, a forma como você utiliza, o local onde está posicionado, o clima e, com certeza, a manutenção. A limpeza correta é um dos itens que mais contribui para aumentar a vida útil do estofado. Além de proteger, como no caso da impermeabilização, você evitará a ação de diversos agentes que prejudicam o seu patrimônio.