Confira dicas para turbinar o seu espaço home-office

Com a volta aos escritórios cada vez mais distante, o espaço em casa deve ser híbrido, pensado e estruturado para suportar as longas jornadas de trabalho

Foto: Reprodução


Prestes a completar um ano de pandemia e home-office, torna-se cada vez mais necessário adequar alguns espaços da casa para que o trabalho nesse novo “ambiente-comum” seja mais proveitoso. Além disso, longas jornadas com uma cadeira ou mesa inapropriada, por exemplo, podem causar problemas de saúde, dores nas costas e articulações.

A arquiteta e CEO da ArqExpress, Renata Pocztaruk, viu seu número de clientes crescer durante a pandemia e uma das preocupações dos clientes é o espaço para o trabalho. “O home-office se tornou uma realidade para muitas pessoas, veio para ficar. Assim, precisamos organizar um ambiente que consiga nos deixar à vontade, estimular a concentração e tornar o trabalho produtivo mesmo que dentro de casa”, afirma. 

Renata preparou 5 dicas de como ter um espaço adequado para trabalhar em casa. Confira:

-Fuja das distrações: escolha um local estratégico para posicionar o seu espaço de trabalho, principalmente se a sua rotina exige uma concentração a mais para lidar com tabelas e relatórios, evite estímulos que tirem o foco e distraia, como criar o espaço de home-office ao lado da cozinha, com o cheiro de comida invadindo o espaço, ou então ao lado da sala de estar, com pessoas assistindo TV. É importante pensar que outras pessoas podem compartilhar o mesmo espaço, então precisa ser estratégico e utilizado por todos.

- Cores suaves no ambiente: As cores escuras podem atrapalhar o rendimento e trazer cansaço. Sendo assim, indicamos usar cores que sejam mais neutras e, nos detalhes, usar cores que estimulem a sensação que buscamos na rotina, como é o caso do amarelo ou azul. 

- Ergonomia: a altura da mesa e o tipo de cadeira são fundamentais para o rendimento e trabalho diário. É mais do que essencial investir em móveis funcionais e confortáveis, visto que muitas vezes as reuniões e dias de trabalho podem durar a manhã e tardes seguidas. Indicamos o uso das bancadas com 50cm para quem usa laptop e 60cm para quem usa desktop. Se você usa mais de um monitor, 60-70cm é uma medida perfeita para trabalhar. Pense sempre na saída dos cabos da mesa e como é o alcance dela até a tomada, assim como a iluminação, a parte elétrica é fundamental para trabalhar. A altura ideal e a cadeira correta fazem diferença também! Procure sempre apoiar os cotovelos e ter um espaço para descansar os pés.

- Decoração clean: precisamos ter atenção nos detalhes que estarão de plano de fundo, pensando em possíveis reuniões e lives, para que tenham um clima mais profissional. Detalhes são fundamentais, mas quanto mais clean, maior a facilidade de concentração. Por se tratar de um ambiente que precisa ser um pouco mais corporativo, a decoração precisa ser harmoniosa e funcional. Além disso, plantas e quadros podem dar vida e alegria para o espaço. Um espaço organizado melhora a produtividade, uma luz ideal dá mais energia para trabalhar, uma mesa e cadeiras confortáveis fazem com que os dias passem mais rápidos e evitam dores nas costas e no corpo. Para renovar ainda mais o espaço, ventilação e circulação de ar são uma ótima solução também. 

- A iluminação faz toda a diferença: Ao trabalhar em contato com  a natureza, perto de janelas e com luz natural, nos sentimos vivos e este momento é fundamental. Trabalhar em um ambiente escuro pode te deixar mais cansado e menos produtivo. A iluminação é o ponto mais importante para uma boa produtividade. É recomendado trabalhar sempre perto de uma janela, pois a iluminação natural, a ventilação e a conexão com o ambiente externo fazem toda diferença na rotina. A escolha da temperatura de cor também é fundamental:luz fria acorda, ou seja: é indicada para home office. Para não errar, escolha a temperatura neutra ou fria!