Empresa britânica lança bonecas com deficiências

A iniciativa foi uma resposta à campanha Toy Like Me

Foto: Divulgação


A empresa britânica Makies criou uma linha de bonecas com deficiência física. A iniciativa foi inspirada em uma campanha, chamada Toy Like Me (Brinquedo Como Eu, em português), que pede a inclusão social na indústria de brinquedos e que foi criada nas redes sociais. 

Feitas por meio de impressão 3D, as bonecas possuem marcas de nascença, usam bengalas, óculos e aparelhos auditivos. Também serão vendidos acessórios separadamente. A companhia anunciou ainda a intenção de criar uma boneca em cadeira de rodas. 

O cliente pode escolher bonecas brancas e negras, definir a roupa, o cabelo e a cor dos olhos, além de adicionar outros detalhes. A Makies está vendendo pela internet para todos os países ao valor de 74,00 dólares, cerca de R$300,00, mais o custo do frete. No Brasil, o brinquedo está sujeito a taxa de importação. 

Além da Makies, a Playmobil, do Reino Unido, também anunciou que pretende lançar bonecos com deficiências físicas como resposta ao Toy Like Me. Nas redes sociais, a empresa informou que criará personagens deficientes e que parte dos lucros será doada para instituições de caridade. 

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AADC) emitiu uma nota no qual afirmou que "Valoriza e julga válida qualquer iniciativa que promova a inclusão social ou reflexão sobre a causa". 

 

 


ANA CLÁUDIA MÜLLER

ana.muller@gaz.com.br