Da televisão para a vida: mulheres inspiradoras da ficção

Personagens femininas passaram a ganhar espaços de destaque e poder com maior frequência

Foto: Divulgação


Muitos filmes e seriados nos causam sensações diversas quando os assistimos. Algo bem comum de acontecer é nos identificarmos com algumas das personagens e tê-las como exemplos de vida. Seja por traços da personalidade ou pela beleza, muitas mulheres da ficção são dignas de admiração. 

Para nossa alegria, cada vez mais temos a oportunidade de ver mulheres ganhando papéis de destaque em filmes e seriados pelo mundo. Mais importante do que isso é a escolha frequente de atrizes negras para interpretar mulheres fortes, determinadas e invejáveis. Um exemplo mais recente é o da atriz Viola Davis, que dá vida à poderosa advogada criminal Annalise Keating, da série Hot to Get Away With Murder. 

No ano passado, ela foi a primeira intérprete negra a ganhar um prêmio Emmy na categoria de Melhor Atriz em drama por causa da atuação em HTGAWM. Em seu discurso emocionante, ela evidenciou a conquista e agradeceu pela chance de poder mostrar seu trabalho. "A única coisa que diferencia as mulheres negras de qualquer outra pessoa é a oportunidade", disse. 

Selecionei algumas mulheres da ficção que considero inspiradoras. Sei que vai faltar muita gente na lista e, por isso, fico à disposição para receber mais sugestões. 

- Cristina Yang (Grey's Anatomy)

Cristina foi abandonada no altar, passou por um aborto, sobreviveu a um acidente aéreo e já chegou a operar um paciente com uma arma na cabeça. Como se não bastasse, ela é extremamente talentosa e inteligente na área onde atua, a cardiologia. Apesar do jeito mais frio e da personalidade demasiadamente forte, Cristina não abre mão de manter os vínculos que considera essenciais, como a amizade com a cirurgiã Meredith Grey. 

- Annalise Keating (How to Get Away With Murder)

Poderosa, ambiciosa e determinada, a advogada Annalise é famosa por lidar com casos difíceis e, em geral, obter a vitória. Ela é professora de Direito em uma universidade e procura a todo custo ensinar maneiras diferentes de se ganhar um caso aos seus alunos. Para completar, ela é linda, elegante e dá um show nos tribunais durante seus discursos de defesa. 

- Hermione Granger (Harry Potter)

A bruxinha mais famosa do cinema e da literatura tem lugar marcado na lista. A personagem dá aulas valiosas sobre força, inteligência, sagacidade e, acima de tudo, solidariedade ao longo da saga. Ela não poupa esforços para defender seus amigos e pessoas que gosta. 

- Katniss Everdeen (Jogos Vorazes)

Símbolo de força e resistência, Katniss se safou da pressão do local onde vive e busca proteger as pessoas que ama com todas as forças. Ela também não hesita em tentar mudar o que considera injusto ou abusivo, independente de quem for seu oponente.

- Daenerys Targaryen (Game of Thrones)

Após começar a série como uma tímida e medrosa princesa, khalessi deu a volta por cima e se transformou numa mulher de atitude, que luta pelo o que quer e enfrenta seus inimigos de igual para igual. A rainha dos dragões costuma ser exemplo para muitas das fãs de GOT. 

- Elizabeth Swann (Piratas do Caribe)

A personagem de Piratas do Caribe não teme nada e vai atrás do que considera importante. Dona de uma personalidade forte - que esconde um coração bastante romântico - a jovem encara o que for necessário para defender quem ama ou conquistar o que deseja.

- Mulan 

Mulan dá uma aula de determinação e caráter quando larga tudo para se fingir de homem e encarar uma guerra no lugar de seu pai. A jovem chinesa, apesar de ser apenas um desenho, nos ensina muito sobre valores, além de dar lições valiosas relacionadas ao amor, à honra e à coragem. 

- Carrie Bradshow (Sex and the City) 

A musa dos seriados femininos não poderia estar de fora da lista. Carrie é um pouco daquilo que todas nós sonhamos em ser um dia: independente, inteligente, estilosa, divertida e tem um ótimo coração. Além disso, ela possui um closet invejável, com peças de estilistas famosos (e caros) como Chanel e Dior. 

- Rachel (Friends) 

Rachel aparece nas primeiras vezes em Friends como uma mocinha mimada de família rica. Porém, com o tempo, ela aprende a ir atrás de seus objetivos e de lutar por suas coisas com unhas e dentes. Isso sem falar no bom humor e na leveza com que a personagem leva a vida, nos mostrando que nem sempre precisamos levar tudo tão a sério. 


ISADORA TRILHA

isadora.trilha@gaz.com.br