Barbie lança bonecas com três novos formatos de corpo

Essa é a maior mudança da marca em 57 anos de existência

A Mattel anunciou nesta quinta-feira, 28, a maior mudança da marca Barbie em 57 anos, o lançamento de novas bonecas com novos formatos de corpo. Antes as meninas tinham apenas uma opção, a boneca alta e muito magra. Variações de cor de pele, cabelo e estilo de penteado já eram oferecidas.

Recentemente a Barbie já havia ganhado opções de pele morena, negra, e os cabelos pretos, loiros, ruivos, lisos ou crespos. Agora, além do corpo original, há o "curvy" (um corpo mais baixo e mais "cheio" nas pernas, braços e cintura); "petite" (baixa estatura); e "tall" (estatura maior).

O lançamento vem complementar uma discussão cada vez maior sobre diversidade, padrão de beleza e quebra de estereótipos. Hoje mesmo falamos aqui no Elas sobre a marca rival da Victoria’s Secrets, que apresentou modelos “normais” em desfile. E ontem sugerimos o perfil da modelo plus size Fluvia Lacerda.

A marca Barbie vem demonstrando que está atenta aos novos rumos, já promoveu um comercial com mensagem feminista e colocou um garoto pela primeira vez em um comercial.

Segundo a revista Time, o projeto dos novos formatos foi mantido em sigilo durante o seu desenvolvimento e ganhou o nome de “Project Dawn”.


MARÍLIA NASCIMENTO

marilia.nascimento@gaz.com.br