Dicas para manter bons modos durante o verão

Pensar no bem estar coletivo é fundamental em locais compartilhados

Foto: Divulgação


Verão é época de férias, descanso e viagens. Nem sempre a praia é um lugar de sossego, e por ser um local público é fundamental o respeito e boa educação com o próximo. Conforme a consultora de comportamento profissional, Maria Inês Borges da Silveira, bons modos à beira d’agua demonstram consideração.

O ideal é respeitar os limites para guarda sol e cadeiras. Ações simples como secar-se cuidando para não lançar areia nas pessoas ao redor são relevantes. “Até mesmo ao praticar um esporte é bacana escolher um local vazio para não atrapalhar os banhistas, e é primordial recolher seus pertences e o lixo ao ir embora”, comenta a profissional.

A especialista dá dicas para o lazer nas piscinas. “Devemos evitar excesso de óleo de bronzear para não poluir a água; e quando convidado por um amigo para um evento na sua casa que inclui banho de piscina, lembre-se de levar sua toalha e protetor solar”.

Maria Inês também orienta sobre comportamento coletivo em hotéis ou viagem de navios. “É deselegante circular nos restaurantes apenas com trajes de banho. Hoje em dia existem belas saídas de praia que parecem vestidos para mulheres, e os homens devem colocar camiseta, shorts ou bermuda sobre as sungas”, complementa.


LUANA RODRIGUES

luana.rodrigues@gaz.com.br