Alicia Keys decide não usar mais maquiagem; entenda o motivo

Ato da cantora surge como um protesto contra a ditadura da beleza

Foto: Divulgação


Na contramão da grande maioria de divas do pop, a cantora Alicia Keys decidiu inovar e fazer uma espécie de protesto pessoal contra a ditadura da beleza. A artista optou por não usar mais maquiagens. Nunca mais.

Através de uma carta, a cantora explica que esta foi a decisão “mais forte, poderosa, livre e honestamente boa” que já tomou. A ideia surgiu durante a produção de seu novo álbum. “Escrevi uma lista de coisas que eu estava cansada. E uma delas foi o quanto as mulheres sofrem lavagem cerebral para que que a gente tenha que ser magra, ou sensual, ou desejável, ou perfeita”, disse ela na mensagem.

Quando saía de casa, Alicia pensava duas vezes se iria para as ruas sem maquiagem. Um fã poderia abordá-la, pedir uma foto e publicá-la em algum lugar. Porém, foi exatamente desse tipo de questionamento que a artista queria se livrar. “Não quero me cobrir mais. Nem meu rosto, nem minha mente, nem minha alma, nem meus pensamentos, nem meus sonhos, nem meus esforços, nem meu crescimento emocional. Nada”, finalizou.

O ápice da mudança na vida de Alicia se deu quando ela posou para uma revista americana sem um pingo de maquiagem. “Me senti poderosa! Era o meu desejo inicial, de derrubar paredes, ouvir a mim mesma, ser eu mesma. Eu, real e crua”, afirmou. Para ela, tudo isso se trata de uma revolução, a de que ninguém precise mais se cobrir, se esconder, ser quem os outros querem que você seja.

Se eu já admirava a cantora antes em função do seu talento e qualidade musical incríveis, hoje a aplaudo de pé pela atitude marcante. Espero que a decisão de Alicia nos motive cada vez mais a sermos quem somos sem censuras ou medos.   


ISADORA TRILHA

isadora.trilha@gaz.com.br