Empreendedora do ramo da beleza ensina a prosperar

Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas, ensina como investir no setor e obter sucesso

Foto: Divulgação


Veja mais notícias

Com o momento de instabilidade econômica que o Brasil está passando, muita gente deseja abrir seu próprio negócio, mesmo que para isso seja necessário mudar de carreira para crescer em um mercado estável. Porém, escolher o segmento e o negócio para investir não é tão simples como parece. Um dos setores que se tornou uma boa opção para investir é o de beleza e estética, devido ao seu crescimento nos últimos anos.

Segundo agências internacionais, o Brasil é o terceiro mercado mundial de beleza. No mercado de franquias, o setor de beleza teve um crescimento de 8,1% no faturamento, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Mesmo em tempos de crise, as pessoas não deixam de cuidar da sua imagem, pelo contrário. Elas continuam se cuidando, seja para procurar um novo emprego, ou por qualquer motivo pessoal”, afirma Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas, rede de franquias especializada no embelezamento do olhar e da face.

Para alcançar êxito neste ramo, Luzia dá cinco dicas para quem deseja empreender no setor de beleza, mas ainda está indeciso na escolha. Confira:

1. Descubra se você tem afinidade com o setor: Para ter sucesso em qualquer ramo, o empreendedor tem que se identificar com a escolha do negócio. “Além de identificação, é necessário amar o que faz. Para lidar com a imagem de outras pessoas, é necessário ter proatividade e ser honesto com o cliente, só assim o negócio dará certo”, conta.

2. Fique atento ao mercado e ao crescimento do segmento: Pesquisar e estudar é essencial para estar atualizado e seguro do seu investimento. Segundo o Sebrae, empresas de  beleza e estética tem mortalidade menor do que outros setores, cerca de 3,7%. “É essencial estar atento ao andamento do mercado que está empreendendo para ter destaque e a certeza do seu sucesso.”, afirma.

3. Inove sempre: Inovação é essencial neste mercado. Estar atento às tendências e renovar seus serviços e produtos é a chave para se destacar da concorrência. 

4. Trate o cliente muito bem: Atendimento cordial é essencial para o negócio prosperar. A confiança e o sentimento de ser tratado bem, geram a fidelidade a marca. “A segurança, a limpeza e a educação são pontos que agradam e conquistam. Orientar, por exemplo, a cada cliente sobre os cuidados e os riscos dos procedimentos oferecidos é um chamariz para se sobressair da concorrência”, diz a empreendedora.

5. Se mantenha atualizado: Estudar e se qualificar na área através de cursos de especialização aumenta seu conhecimento, experiência e mantem o profissional atualizado com as novidades do setor, além de ajudá-lo a dominar o mercado ao oferecer serviços inovadores e de alta qualidade no seu negócio.


LUANA RODRIGUES

luana.rodrigues@gaz.com.br