Pequenas atitudes podem deixar sua relação mais forte

John Gottman, psicólogo e especialista em analisar e orientar relações, elaborou uma lista de pequenas atitudes que podem te ajudar

Foto: Reprodução


Nem sempre são grandes surpresas ou presentes que vão fazer uma relação ser mais ou menos forte, ela deve ser construída com pequenas atitudes diárias. O psicólogo John Gottman, especialista em analisar e orientar o funcionamento das relações, reuniu uma lista de pequenas atitudes que fazem toda a diferença. Ele elaborou a lista com 16 dicas a partir de estudos realizados com diversos casais nos últimos anos.

Veja abaixo o que Gottman sugere e se é possível agir assim na sua relação.

- Abraços espontâneos: não é preciso ter um motivo para abraçar. O carinho transmite afeto e segurança. Abrace!

- Surpreenda: faça a comida favorita do parceiro(a), o gesto mostra que você se importa com o outro e quer agradar.

- Respeite: é totalmente possível ter uma relação boa e saudável com alguém que tenha a visão de mundo diferente da sua. Pode conversar e debater, mas nunca desrespeitar a vivência do outro.

- Ria, sorria: acredite, segundo Gottman, rir junto é o melhor remédio para o relacionamento.

- Preste atenção: você gosta que o outro escute quando você está contando algo né? Então, ouça, demostre interesse no que está falando, mostre que está refletindo sobre o que ouviu.

- Ajude: seja parceiro, quando notar que o outro precisa de auxílio se prontifique a ajudar. Isso significa parceria.

- Café da manhã: reserve um dia na semana ou no fim de semana para fazer o café da manhã juntos. Se não ser, reserve um dia para a preguiça a dois.

- Evite o impulso: pense antes de falar, dizer coisas no impulso da hora da raiva muitas vezes machuca e magoa. A pessoa pode acabar ofendida e no fim sem nenhum motivo plausível.

- Ânimo: se animem em dias difíceis, quando o outro não estiver no seu melhor dia se esforce para melhorar. Isso estabelece uma relação de amizade e segurança, que fortalecem o relacionamento.

- Peça desculpas: engolir o orgulho e pedir desculpas quando estiver errado é essencial. Não vale a pena desgastar o relacionamento por algo bobo que pode se resolver com um pedido simples.

- Agradeça: diga obrigada e demonstre gratidão quando o outro faz algo por você. É simples e fácil para dizer o que precisa.

- Assuma suas ações e palavras : ter responsabilidade pelo que faz ou fala é necessário. Nada de culpar o outro pelo que você fez ou deixou de fazer.

- Espaço: é importante em uma relação a dois que ambos tenham o seu espaço independente. Aprenda a respeitar a vida particular do outro para poder ter uma vida comum.

- Assuma o comando: quando o parceiro estiver estressado ou atarefado “quebre o galho”. Afinal, nada melhor que você saber que pode contar com o outro em situações de aperto.

- Atração: demonstre paixão e atração sempre de ambos os lados, é sempre importante.

- Diga que ama: não force a barra ou fale toda hora, mas diga sim “eu te amo”. De vez em quando é bom para todo mundo.


MARÍLIA NASCIMENTO

marilia.nascimento@gaz.com.br